A rede da criptomoeda Cardano enfrentou um apagão e, segundo um desenvolvedor, quase teve de ser reinicializada. O caso segue sob apuração da comunidade, visto que no sábado (21), mais da metade dos nodes moeda digital ficaram sem conexão.
O incidente ainda é uma incógnita para os programadores da Cardano, que já descobriram que tudo ocorreu quando uma transação propagada na rede causou o problema.
A suposta “transação ofensiva”, como tem sido chamada, ao entrar em nodes, causou os desligamentos de suas conexões com a rede. Ou seja, um bug que afetou muitos nodes em um horário inesperado.
Fundador da Cardano diz que apagão mostra que a rede segue forte e descentralizada
Ainda que a rede Cardano tenha perdido mais de 50% dos seus nodes, continuou processando transações normalmente.
Tal resultado de um bug grave chamou a atenção do fundador da Cardano, Charles Hoskinson. De acordo com ele, a rede provou que é descentralizada e resiliente em crises.
“Este fim de semana mostrou o valor da autocorreção, redes totalmente descentralizadas. Uma cascata de paradas de nó pode se recuperar e continuar a operação sem interrupção perceptível. Esse é um sistema verdadeiramente resiliente e que continuará a evoluir e prosperar nos próximos anos.”
This weekend showed the value of self-healing, fully decentralized networks. A cascade of node stalls can recover and continue operation without noticeable disruption. That's a truly resilient system and one that will continue to evolve and thrive in the years to come
— Charles Hoskinson (@IOHK_Charles) January 23, 2023
Um node é um software responsável por validar as transações aprovadas por mineradores. Parte do consenso e segurança das criptomoedas envolvem essa dupla validação, tanto em protocolos PoW, quanto POS.
Mesmo assim, uma baixa repentina de nodes pode levar a uma insegurança das transações propagadas na rede, causando insegurança ao protocolo. Aparentemente, a situação não causou transtornos na Cardano, embora o erro já esteja sob investigação.
Operador de pool de staking da Cardano diz que por pouco rede não teve de ser reinicializada
No último domingo (22), o operador da pool DIGI, Rick McCracken divulgou que a anomalia da rede Cardano assustou a comunidade, mas a rede não foi totalmente paralisada.
A produção de blocos seguiu e alguns nodes desligaram, enquanto outros reiniciaram. Após o susto, Rick acredita que a maioria dos nodes se recuperou e nenhuma reinicialização da rede se mostrou necessária.
“Ontem à noite durante a anomalia na rede Cardano, toda a rede não ficou parada. Houve um breve período de degradação. A maioria dos nós afetados se recuperou normalmente. Nenhuma reinicialização de rede foi necessária.”
Last night during the anomaly on the #Cardano network, the entire network did not go down. There was a brief period of degradation. Most nodes impacted had gracefully recovered. No network restart was required. pic.twitter.com/FupQXk2otV
— Rick McCracken DIGI (@RichardMcCrackn) January 22, 2023
Os desenvolvedores da Cardano já começaram a apuração do episódio, reunindo no GitHub mais informações com nodes afetados. Ainda sem muitas informações conclusivas, os nodes seguem operando normalmente após o bloco estranho.
Enquanto isso, a Solana, outra concorrente do Ethereum, sofreu nos últimos meses com panes em sua rede principal.