A Cardano tem sido uma das grandes surpresas do criptomercado nos últimos meses, no entanto a blockchain da moeda digital está enfrentando problemas com a sua escalabilidade após a mais recente atualização, levantando preocupações sobre o futuro do ativo.
A Input Output, desenvolvedora da Cardano, lançou a atualização de contratos inteligentes Platus na testnet da Cardano. No entanto, o feedback não tem sido muito positivo ou favorável.
A Minswap, a primeira DEX a utilizar o novo recurso disse ter encontrado problemas graves de escalabilidade, questionando a habilidade da Cardano de rodar contratos inteligentes.
Frustração
A atualização para contratos inteligentes é algo bem aguardado pelo comunidade, até mesmo gerando críticas por promessas não cumpridas por parte do desenvolvedor do projeto.
A situação da Minswap foi relatada no Twitter, demonstrando frustração com a experiência e com o fato de não poder ter realizado o teste por tempo o suficiente. No entanto, a Minswap afirmou que conseguiu dados suficientes para conseguir elaborar propostas de melhoria de sua DEX.
“Infelizmente nós tivemos que parar a nossa testnet temporariamente.
Nós reunimos dados suficiente s dos nossos testers para melhorar os fundamentais da nossa DEX.
Nos próximos dias vamos publicar o post-mortem, nossas soluções de escalabilidade e quando a testnet estará aberta de novo.”
It's unfortunate that we have to shut down our testnet temporarily. We have gathered enough data from our testers to improve the fundamental of our DEX. In the next few days, we'll publish our post-mortem, our scaling solution and when the testnet will be open up again.
— Minswap Labs (@MinswapDEX) September 5, 2021
Bola de neve
O ecossistema Cardano utiliza o mesmo modelo de computação de transações que o Bitcoin, o UTXO, ou Extended UTXO. Outras blockchains como o Ethereum e Solana utilizam contratos com base em contas, que permite que vários usuários interajam com um contrato inteligente.
É possível resolver a situação com sequenciadores de dapps para solucionar os problemas, no entanto, essa não é a forma ideal de rodar contratos inteligentes em uma blockchain.
Um dos principais críticos da Cardano, Eric Wall, da Arcane Assets, alertou que a solução de sequenciadores pode extrair Miner Extractable Value (MEV) ao selecionar uma transação e censurar outras.
Além disso, o minerador/validador na camada base da Cardano pode olhar para o lote de transações dos sequenciadores, rejeitar parte ou todo o lote e determinar quais transações ele quer permitir no bloco.
Apesar de não ser um falha técnica tão preocupante ou até mesmo fácil de entender para o usuário final, é um tipo de problema que pode gerar uma bola de neve, começando pequeno agora e engarrafando a escalabilidade dos contratos inteligentes da Cardano no futuro.