Poucos dias após a China lançar a versão piloto da sua carteira do Yuan Digital, o aplicativo financeiro já é o mais baixado em algumas lojas de aplicativos disponíveis no país. Em contraste, os apps com mais downloads nos EUA são de corretoras de Bitcoin.
Tendo banido o Bitcoin pela 9ª vez no ano passado, os chineses não tem outra opção a não ser utilizar os serviços fornecidos pelo estado, como é o caso da e-CNY, sua moeda digital. Todavia, é claro que os mais audaciosos estão driblando tais banimentos e continuam usando BTC.
Apesar dos avanços de governos como a China, vale notar que essas moedas digitais são tão ruins quanto as suas formas atuais. Afinal, além da inflação, os cidadãos também sofrerão com um maior controle estatal sobre seu dinheiro, o que, por fim, é ótimo para as criptomoedas.
Yuan digital da China
Embora não seja o país na liderança desta corrida, o tamanho populacional e econômico da China consegue atrair os holofotes. Além disso, também possui um governo controlador, despertando curiosidade sobre como isso influenciará experimentos antigos como sistemas de crédito social.
🔔 Entre em nosso grupo no WhatsApp e fique atualizado.
Sem muitas opções, muitos chineses já caíram nesta armadilha. Com isso, a carteira da moeda digital do banco central (CBDC) da China já se tornou o aplicativo com mais downloads no país.
Em contraste, no final do ano passado os aplicativos com mais download nos EUA foram de exchanges de criptomoedas, com destaque para a Coinbase que ultrapassou até mesmo Instagram e WhatsApp.
Mais controle para a China
Embora seja comum que pessoas escolham quais serviços e produtos desejam utilizar, como em áreas de saúde e educação, o Estado ainda domina totalmente o dinheiro. Ou seja, os políticos determinam qual será a moeda usada, por obrigação.
Agora com a chegada das CBDCs, cidadãos também perderão boa parte de sua privacidade, ficando ainda mais preocupante em países como China onde casos de confisco podem ser mais rotineiros.
Com isso, a liberdade que o Bitcoin oferece é cada vez mais uma necessidade que pessoas do mundo inteiro precisam. Afinal, além de não sofrer com uma impressão desenfreada de novas moedas, ninguém pode tocar em seus bitcoins sem a sua permissão.