Com mais de 1.700 assinantes de uma carta aberta que pede a suspensão de testes de inteligência artificial, dentre eles Elon Musk e o CEO da Ripple, Chris Larsen, especialistas pedem que nenhum sistema mais avançado que o ChatGPT 4 seja treinado.
Disponível no Instituto Future of Life, a carta de vários professores e estudiosos da IA procura conter os avanços da tecnologia sem regras.
“Pedimos a todos os laboratórios de IA que parem imediatamente por pelo menos 6 meses o treinamento de sistemas de IA mais poderosos que o GPT-4.”
As ameaças da IA no estágio atual, de acordo com a carta, representam riscos graves para a sociedade e humanidade. Vários laboratórios de pesquisas em tecnologia de inteligência artificial concordam e assinam a carta.
Pausa em pesquisas de IA devem ser públicas e verificáveis, pede carta assinada por Elon Musk e CEO da Ripple
Na carta aberta ao público, vários empresários de tecnologia, bilionários, fãs de criptomoedas, entre outros mais, se mostram preocupados com uma evolução da IA que não seja aberta e controlada, ou seja, as chamadas caixas pretas.
O temor envolve testes com IA que possam afetar a qualidade de vida da humanidade, ou a colocar em risco.
Apesar disso, os laboratórios que pesquisam IA não devem suspender totalmente seus estudos sobre a tecnologia, apenas tomar cuidado para que os projetos não percam o controle.
“Isso não significa uma pausa no desenvolvimento da IA em geral, apenas um retrocesso na corrida perigosa para modelos de caixa preta cada vez maiores e imprevisíveis com capacidades emergentes. A pesquisa e o desenvolvimento de IA devem ser reorientados para tornar os sistemas avançados e poderosos de hoje mais precisos, seguros, interpretáveis, transparentes, robustos, alinhados, confiáveis e leais.”
Ou seja, a pesquisa deve focar em tornar a IA uma ferramenta que ajuda a humanidade, e não coloca em risco sua sobrevivência.
Bilionários das criptomoedas atentos ao crescimento da IA
Vale lembrar que o mercado de criptomoedas observa com atenção o crescimento da IA e pretende utilizar recursos para melhorar o próprio ecossistema.
Um dos bilionários atentos a IA é o cofundador do Ethereum, Vitalik Buterin, que fez uma doação para um fundo de pesquisas, que financia programas de doutorado de Segurança Existencial de Inteligência Artificial, uma área que procura salvar a humanidade de efeitos nocivos da tecnologia.
Além dele, a participação de Steve Wozniak, cofundador da Apple, na carta aberta ao público, mostra que os fãs das criptomoedas estão preocupados.
Não está claro, contudo, se a carta surtirá os efeitos desejados pela comunidade de entusiastas da tecnologia, que prefere aguardar uma regulação ao mercado de IA, antes que novidades além do ChatGPT 4 surjam.