CEO de criptomoeda é culpado por gastar recursos do projeto em proveito próprio

Fundador da Safemoon lucrou milhões de dólares sobre os investidores de sua criptomoeda e comprou itens de luxo, como carros e imóveis. Agora ele aguarda a pena de prisão

Um tribunal federal do Brooklyn nos Estados Unidos considerou culpado o CEO da criptomoeda Safemoon, Braden John Karony, por fraudes no mercado financeiro contra investidores. A nova situação ocorreu na última quarta-feira (21), e se condenado, ele pode pegar até 45 anos de prisão.

Karony recebeu uma acusação tripla, de conspiração para cometer fraude de valores mobiliários, fraude eletrônica e lavagem de dinheiro. A apuração da sua conduta criminosa no mercado de criptomoedas levou a um julgamento que demorou 12 dias para chegar a nova conclusão.

Conforme alegado, o réu concordou com seus co-conspiradores em mentir para os investidores da SafeMoon sobre se os executivos da SafeMoon poderiam acessar o pool de liquidez e se estavam usando os ativos do pool de liquidez para seu benefício pessoal. À medida que a capitalização de mercado da SafeMoon cresceu para mais de US$ 8 bilhões, o réu desviou e se apropriou fraudulentamente milhões de dólares em liquidez do pool de liquidez da SafeMoon para seu benefício pessoal“, diz a decisão a que o Livecoins obteve acesso.

“Criptomoeda Safemoon era uma fachada para o roubo de seus criadores”, diz agente da receita dos EUA que trabalhou no rastreamento de fundos

Após o final do julgamento que considerou Karony culpado, várias autoridades se pronunciaram sobre o caso. De acordo com o procurador dos EUA Joseph Nocella, Jr., a criptomoeda se mostrou uma utopia para investidores enganados.

Conforme comprovado no julgamento, o ativo digital SafeMoon era tudo menos seguro e acabou se revelando uma utopia para investidores que foram deliberadamente enganados por Karony, um homem que buscava enriquecer rapidamente roubando e desviando milhões de dólares“, declarou o Procurador dos Estados Unidos Nocella. “Karony usou seu esquema para comprar várias casas, carros esportivos, caminhonetes personalizadas e outros bens de luxo. O veredicto de culpado de hoje deve servir de alerta a todos os possíveis fraudadores de que meu Gabinete processará vigorosamente indivíduos como o réu, que vitimizam investidores em ativos digitais e minam a confiança dos investidores nos mercados de ativos digitais, ameaçando assim a estabilidade e o crescimento dessas tecnologias emergentes.

Já o agente do IRS, Harry T. Chavis, Jr., que atuou no rastreio do dinheiro dentro da receita dos EUA, a Safemoon era uma fachada para um roubo sofisticado.

Braden Karony enganou investidores; desviou e se apropriou indevidamente de milhões em criptomoedas para benefício próprio; e encheu as entradas de suas casas milionárias com carros de luxo. Embora o nome de sua empresa seja SafeMoon, não havia nada de seguro nesse investimento, que era apenas uma fachada para roubo. Ao rastrear o dinheiro com rastreamento complexo de criptomoedas, os grupos Cyber ​​e J5 do IRS-CI de Nova York trabalharam com nossos parceiros investigativos para garantir que esse vigarista fosse responsabilizado por seus atos gananciosos“, afirmou Chavis, Agente Especial Encarregado do IRS-CI de Nova York.

Em breve, a justiça deverá anunciar a condenação a prisão do agora considerado culpado. Além disso, o jurí emitiu um veredito de perda de propriedade residencial em valor aproximado a US$ 2 milhões.

$100 de bônus de boas vindas. Crie sua conta na maior corretora de criptomoedas do mundo e ganhe até 100 USDT em cashback. Acesse Binance.com

Entre no nosso grupo exclusivo do WhatsApp | Siga também no Facebook, Twitter, Instagram, YouTube e Google News.

Gustavo Bertolucci
Gustavo Bertoluccihttps://github.com/gusbertol
Graduado em Análise de Dados e BI, interessado em novas tecnologias, fintechs e criptomoedas. Autor no portal de notícias Livecoins desde 2018.
Comprar agora

Últimas notícias