Em novas acusações, fontes próximas relataram ao Financial Times que Alex Mashinsky, então CEO da Celsius, assumiu a mesa de operações da empresa antes da mesma falir. No total, a operação resultou em um prejuízo de 50 milhões de dólares (R$ 260 mi) com Mashinsky precisando recomprar bitcoins por um preço mais caro após uma venda baseada no achismo.
Seguindo, o artigo do FT também nota que o então CEO da Celsius ignorou executivos com décadas de experiência financeira para vender os bitcoins administrados pela empresa antes de uma reunião do Fed em janeiro deste ano.
Já nesta terça-feira (16), a Celsius obteve aprovação para vender os bitcoins minerados por sua subsidiária, a Celsius Mining. Tal montante será usado para cobrir parte dos rombos financeiros deixados pela administração da empresa.
CEO ignora profissionais, assume mesa de operações, vende na baixa e compra na alta
O meme “venda na baixa e compre na alta” é a melhor explicação para contar como a Celsius perdeu US$ 50 milhões (R$ 260 mi) em janeiro. Segundo informações do FT, o então CEO da empresa assumiu o controle dos fundos da mesma, ignorando profissionais que tinham muito mais experiência que ele.
Com pouca experiência, Alex Mashinsky vendeu os bitcoins administrados pela Celsius antes da reunião do Fed, esperando que o preço caísse nos dias seguintes. Entretanto, o resultado foi o oposto, contribuindo para os números acima.
“Ele estava mandando os traders fazerem grandes negociações usando informações ruins”, disse uma das pessoas ao Financial Times. “Ele estava controlando grandes quantias de bitcoin.”
Sendo assim, Mashinsky precisou recomprar estes bitcoins a um preço maior mais tarde. Além disso, outras estratégias também resultaram em perdas para a empresa, como a compra de GBTC da Grayscale, mesmo movimento feito pela 3AC, também falida.
Celsius recebe aprovação para venda de bitcoins minerados
Enquanto isso, a empresa recebeu aprovação para vender os bitcoins minerados por sua subsidiária, a Celsius Mining. Com tais fundos, a empresa pensa em cobrir parte do buraco deixado pela má administração da mesma.
De qualquer forma, tal montante passa longe de ressarcir todos os lesados pela falência da empresa. Portanto, este é mais um caso que prova a necessidade de não confiar em terceiros quando o assunto é dinheiro, afinal a Celsius não foi a única a deixar prejuízos bilionários para seus clientes.