Há anos, investidores de Bitcoin e Ethereum brigam em redes sociais enquanto defendem suas criptomoedas favoritas. Entretanto, Erik Voorhees, CEO da ShapeShift, está pedindo união do mercado em um momento tão crítico.
Por um lado, às sanções ao Tornado Cash levantaram um grande debate sobre a censura estatal. Por outro, o recente relatório da Casa Branca sobre a mineração de Bitcoin também está preocupando investidores.
Sendo assim, até mesmo Vitalik Buterin deixou sua opinião sobre o assunto nesta quinta-feira (8), mostrando-se contrário do Proof-of-Work, mas à favor do direito de mineração.
Harmonização entre dois mundos
Após a prisão de Alexey Pertsev no início de agosto, muitos maximalistas saíram em defesa do desenvolvedor do Tornado Cash, mesmo nunca tendo usado o mesmo. Afinal, isso abriu um precedente perigoso para outros desenvolvedores de código aberto.
Já nesta quinta-feira (8), a Casa Branca emitia um documento ameaçando a mineração de Bitcoin. Como desculpa, afirmava que isso estava atrapalhando os planos do governo Biden em relação ao combate da crise climática.
Com isso, Erik Vorhees foi as redes sociais para pedir união do mercado, deixando pequenas diferenças de lado. Para o CEO da ShapeShift, o verdadeiro inimigo é o Estado.
“Um bom bitconheiro deve defender o DeFi no Ethereum quando o governo o atacar por motivos de vigilância”, escreve Erik Vorhees, CEO da ShapeShift. “Um bom usuário de Ethereum deve defender o PoW no bitcoin quando o governo o atacar com base no uso de energia.”
“A guerra é dinheiro contra Estado. Este último é poderoso. Não brigue.”
Na sequência, destaca que muitos bitcoinheiros respeitados saíram em defesa do Tornado Cash. Entretanto, pediu quem do Ethereum estava ao lado da mineração do Bitcoin. Sem demora, Vitalik Buterin juntou-se à conversa e demonstrou sua diferença de opinião sobre a mineração. Mesmo assim, mostrou apoio a causa.
“Não aprovo seu algoritmo de consenso, mas defenderei fortemente seu direito de usá-lo.”
I don't approve of your consensus algorithm but I will strongly defend your right to consense with it.
— vitalik.eth (@VitalikButerin) September 9, 2022
Momento do relatório da Casa Branca sobre mineração chamou atenção
Um dos pontos a ser destacado é que o documento da Casa Branca foi publicado uma semana antes da mineração do Ethereum migrar para Proof-of-Stake. Ou seja, o Ethereum não sofrerá nenhuma pressão governamental enquanto o Bitcoin sofrerá o dobro.
A partir da próxima semana, o Bitcoin será a única das 10 maiores criptomoedas a seguir com o Proof-of-Work. Portanto, o momento pode ser crítico e merece o apoio de toda comunidade cripto. Afinal, a maior luta é pela liberdade.