O preço das criptomoedas voltaram a subir nos últimos dois dias, após uma quarta-feira (19) assustadora para muitos que acompanham o mercado. De acordo com um estudo divulgado pela Chainalysis, o culpado pela queda do Bitcoin teria sido descoberto, e não são os investidores institucionais não.
O Bitcoin chegou a perder mais de 20% de seu valor em apenas 24 horas. Outras criptomoedas, como a Ethereum e Binance Coin, perderam mais de 30% no mesmo período.
A queda foi comemorada pelos críticos das criptomoedas, que aproveitaram para disseminar mais ódio contra a tecnologia. Um deles chegou a falar que os investidores institucionais estavam partindo do mercado, fato que não se mostrou realidade.
Queda do Bitcoin tem culpado descoberto: investidores do varejo
Uma sequência de más notícias acabaram mexendo com o emocional dos investidores neste mês. Com abril sendo o primeiro mês do ano que a moeda digital fechou no vermelho, maio já começou com um clima de medo.
Dessa forma, bastou Elon Musk divulgar que a Tesla não iria mais aceitar Bitcoin que muitos foram ao mercado vender suas moedas. Além disso, a China ajudou a criar um clima de mais confusão, alertando empresas de criptomoedas sobre suas operações proibidas no país.
Assim, os investidores de varejo correram para despejar no mercado os bitcoins em suas posses. O levantamento foi feito pela empresa Chainalysis Insights, que produz relatórios baseados em dados para investidores das criptomoedas.
A empresa chegou a chamar o episódio de “inverno cripto parte 2“, lembrando a queda nos preços do Bitcoin entre 2018 e 2019, a maior da história. Os analistas, entretanto, lembraram que há muita diferença no mercado atual com o vivido naqueles anos, indicando que a alta do Bitcoin ainda deverá durar mais algum tempo.
“Embora as preocupações dos compradores tenham aumentado, há muitos participantes recentes que compraram grandes quantidades de criptomoeda. As apostas são muito maiores agora do que nunca. Os dados da rede sugerem que o varejo está vendendo nas corretoras, enquanto os investidores institucionais simplesmente não estão comprando tanto quanto antes, em vez de vender, embora alguns tenham começado a comprar na queda.”
Investidores institucionais não venderam, mas podem se tornar mais cautelosos para compras por um tempo
Apesar de o mercado poder comemorar o alívio em saber que grandes investidores não estão saindo do mercado, um ponto que chama atenção no estudo da Chainalysis é sobre as futuras compras dos institucionais, que serão mais cautelosas após o episódio.
“Também não parece que as instituições sejam vendedores significativos, embora possam ser mais cautelosos como compradores agora.”
O levantamento dos dados ainda sugerem que as baleias de Bitcoin de 2017 ainda estão dispostas a comprar nas quedas da criptomoeda. Naquele ano a cotação máxima do Bitcoin foi de US$ 20 mil, mas hoje cada moeda vale US$ 40.500,00, ou seja, o dobro.
Um trader que não consegue segurar direito uma negociação é comumente apelidado de mão de alface no mercado, sendo estes os culpados pela queda do Bitcoin nos últimos dias.