A Circle (NYSE: CRCL), emissora da stablecoin USDC, revelou nesta terça-feira (28) o lançamento da versão de testes de sua própria blockchain. Chamada Arc, o projeto já conta com mais de 100 participantes, incluindo gigantes como BlackRock, MetaMask e Coinbase.
O primeiro anúncio sobre a Arc aconteceu em agosto deste ano, mostrando o rápido desenvolvimento do produto. Na data, a empresa explicou que as taxas de transações seriam denominadas em dólar e a rede abrigaria outras stablecoins além da USDC.
No novo comunicado, a Circle citou 8 stablecoins já integradas, incluindo uma atrelada ao real brasileiro.
Parcerias da Circle na Arc mostram a ambição da empresa
Hoje o uso de blockchains públicas, como Ethereum e Solana, é o padrão da indústria para mover stablecoins e outros tokens. No entanto, a Circle aponta que nem todos estão satisfeitos com essas soluções.
Dentre os motivos está a necessidade de comprar uma criptomoeda volátil para pagar pelas taxas de transação, bem como pela falta de privacidade, já que as transações estão disponíveis para todos auditarem.
Portanto, a Arc surge como uma resposta para esta demanda.
Em nota publicada nesta terça-feira (28), a Circle afirma que sua rede de testes já conta com mais de 100 participantes.
No setor de mercados, o destaque fica para a Intercontinental Exchange Inc (ICE), controladora da Bolsa de Valores de Nova York.
Já em bancos, gestoras e seguradoras aparecem BlackRock, Goldman Sachs, HSBC, Deutsche Bank, Société Générale, Standard Chartered, Invesco, WisdomTree, Emirates NBD, SBI Holdings, dentre outros. Um nome que chama atenção para os brasileiros é o do BTG Pactual.
Outras gigantes como Amazon Web Services (AWS), Visa, Mastercard, Cloudflare e Sumitomo Corporation aparecem no ecossistema de fintech, tecnologia e pagamentos globais. Outros destaques são Ebanx e Brex.
Além da USDC, emitida pela própria Circle, a empresa nota que outras sete stablecoins já estão prontas para operar na Arc, incluindo uma brasileira.
- AUDF emitido pela Forte Securities
- BRLA emitido pela Avenia
- JPYC emitido pela JPYC Inc.
- KRW1 emitido pela BDACS
- MXNB emitido pela Juno (uma empresa da Bitso)
- PHPC emitido pela Coins.PH
- QCAD emitido pela Stablecorp
Voltando a lista de empresas, o texto continua com outras dezenas de participantes.
Mais voltadas para o setor cripto estão MetaMask, Ledger, Fireblocks, Exodus, Rainbow, Alchemy, Chainlink, LayerZero, Thirdweb, Anthropic (Claude), Wormhole, TRM, Elliptic, dentre outras.
Em relação às corretoras e outros participantes, a lista segue com Uniswap Labs, Curve, Coinbase, Kraken, Bybit, Robinhood, Galaxy Digital, Cumberland, B2C2, Wintermute, Zodia Markets, Aave, Maple, Centrifuge, Securitize, BitGo, dentre outras.
Arc Public Testnet is now live.
Open to developers and enterprises globally, Arc is the Economic OS for the internet that unites programmable money and onchain innovation with real-world economic activity.
Start building: https://t.co/RMjxJmjcsH
Learn more:… pic.twitter.com/OtGfrCIVdY— Arc (@arc) October 28, 2025
Solução pode impulsionar o uso de criptomoedas
Embora a Arc seja uma solução mais centralizada do que outros projetos como Ethereum e Solana, a expectativa é que a rede impulsione o uso de criptomoedas no mundo, especialmente por focar em instituições.
Isso porque o usuário final poderá encontrar soluções mais simples, podendo aproveitar a tecnologia das criptomoedas sem precisar pensar sobre isso.
“Com a rede de testes pública da Arc, estamos vendo um impulso inicial notável, à medida que empresas líderes, protocolos e projetos começam a construir e testar. Somadas, essas empresas alcançam bilhões de usuários, movimentam, trocam e custodiam centenas de trilhões em ativos e pagamentos, e apoiam economias locais na África, Américas, Ásia, Europa e Oriente Médio”, disse Jeremy Allaire, Co-Fundador, Presidente e CEO da Circle. “Essa diversidade geográfica destaca uma força definidora da Arc: ela é criada especificamente para conectar cada mercado local à economia global”
“A Arc apresenta a oportunidade para todos os tipos de empresas construírem sobre uma infraestrutura de rede em nível empresarial — avançando uma visão compartilhada de que um sistema econômico global mais aberto, inclusivo e eficiente pode ser construído de forma nativa na internet.”
Também nesta semana, a IBM lançou sua própria plataforma de criptomoedas com soluções voltadas para bancos, governos e grandes instituições.
Portanto, isso mostra uma sintonia do mercado, focado em atender uma grande demanda por essas soluções de digitalização de moedas, bemA como tokenização de outros ativos.