Em artigo publicado neste domingo (26), o People’s Daily cita Warren Buffett e Bill Gates para então chamar o Bitcoin de “maior esquema Ponzi da história da humanidade”. Sendo o jornal oficial do Partido Comunista da China (PCC), este é o segundo ataque ao bitcoin em menos de uma semana.
Anteriormente, o Economic Daily, também administrado pelo PCC, havia afirmado que o Bitcoin pode cair a zero. Devido a pouca diferença entre as postagens, é possível que tais ataques sejam coordenados, aproveitando a queda do mercado para causar pânico.
Embora a China já tenha banido o Bitcoin e outras criptomoedas em seu território, é possível que muitos de seus cidadãos ainda tenham acesso às mesmas. Um exemplo é o token STEPN que despencou após a própria equipe bloquear chineses por GPS.
De Karl Max a Warren Buffett, jornal do governo da China chama Bitcoin de Ponzi
Para impressionar seus leitores, o People’s Daily aponta, sem fontes, que 90 das 100 pessoas mais ricas do mundo já falaram mal do Bitcoin, incluindo Warren Buffett e Bill Gates. Em seguida, é direto ao afirmar que criptomoedas são uma pirâmide financeira.
“Em sua essência, o autor acredita que a moeda virtual é, sem dúvida, o maior esquema Ponzi da história da humanidade.”
Para provar o seu ponto, o artigo aponta que o objetivo das criptomoedas é prometer altos retornos, o que obviamente não acontece no Bitcoin.
Em seguida abandona o mundo capitalista e cita Karl Marx, ainda com o mesmo objetivo: menosprezar as criptomoedas.
“Marx disse uma vez: “Se houver 100% de lucro, os capitalistas correrão riscos; se houver 200% de lucro, os capitalistas desafiarão a lei; se houver 300% de lucro, os capitalistas pisotearão tudo no mundo”,” aponta o jornal do Partido Comunista da China. “A nova campanha do esquema Ponzi começa a visar crianças inocentes, seus operadores perderam sua humanidade básica.”
Tal menção ocorre devido aos jogos Play to Earn (P2E), Move to Earn (M2E) e outros, não fornecerem um limite mínimo de idade para participar de tais economias.
China afirma que Bitcoin é inútil
Sobre a comparação do Bitcoin às moedas fiduciárias e metais preciosos, o artigo intitulado “Moeda virtual é um sonho, afinal é um esquema Ponzi” também aponta que o Bitcoin é inútil.
“Três, inútil. Seja comparada à moeda fundida pelo metal no sentido tradicional, ou à moeda de crédito emitida com o aval do crédito do Estado soberano nos tempos modernos, a moeda virtual não está vinculada a nada de valor, nem tem nenhum valor social do trabalho produtivo.” nota o People’s Daily.
É no mínimo estranho ler tal declaração. Afinal, estou recebendo em Bitcoin para escrever esta matéria, o que não apenas refuta toda frase acima como também mostra o quanto a China distorce a realidade para controlar o seu povo.