A BBC faz na noite desta sexta-feira (28) um programa especial sobre uma clínica que aceita a internação de viciados em Bitcoin. Com sede no Reino Unido, o hospital acolhe pessoas que perderam tudo com o trade de criptomoedas.
Comprar na alta e vender na baixa não é uma tarefa que deixa muitas pessoas animadas. Em um recente estudo feito com estudantes universitários da Coreia do Sul, muitos se mostraram depressivos com a atividade, que deveria ser fácil a primeira vista.
Como o Bitcoin disparou nos últimos meses, muitos investidores pularam neste mercado, acreditando que os lucros eram fáceis e rápidos. A verdade, contudo, não é tão simples assim.
O Hospital Castle Craig aceita internações de viciados em criptomoedas desde 2018, após a alta meteórica de 2017.
BBC UK apresenta clínica que reabilita viciados em Bitcoin
O programa The Seven, que vai ao ar todas as sextas-feiras na BBC Scotland, será apresentado hoje com um tema inusitado. Assim, os telespectadores conhecerão detalhes da primeira clínica do Reino Unido a internar viciados em Bitcoin.
A chamada do programa mostra um trecho da entrevista com o diretor do Hospital Castle Craig, Tony Marini. De acordo com ele, as criptomoedas seriam o crack ou a cocaína das apostas.
Isso porque, como o mercado é muito rápido, funciona 24 horas e sete dias por semana, está no telefone das pessoas, em seus laptops e até na cama, ocupa todo o tempo das pessoas que se envolvem.
Marini afirma que muitas pessoas estão realizando o trade de criptomoedas e estão fazendo dinheiro. Contudo, eles falam apenas sobre seus ganhos publicamente, nunca sobre suas perdas ou falhas.
O programa conversará ainda com um trader, chamado apenas de “Jake”, que está internado no local. Após negociações mal sucedidas, o homem, que afirma ter apostado com o Bitcoin, teria perdido todo seu dinheiro e até os lucros que conseguiu.
O trader afirmou, no trecho apresentado pela BBC em seu Twitter, que perdeu tudo em apenas 20 minutos.
"This is the crack cocaine of gambling"
Tonight on #TheSeven, we look into the highs and lows of cryptocurrency. We speak to 'Jake' and his counsellor Tony in Peebles at one of the UK's only clinics that treats cryptocurrency addictions.
More at 7pm on the @BBCScotland channel. pic.twitter.com/F8TOu0fIxU
— The Nine (@BBCScotNine) May 28, 2021
Hospital considera o trade de Bitcoin como um vício comportamental, que deve ser tratado
Para tratar seus pacientes, o Hospital Castle Craig considera abordar o trade de Bitcoin como um vício comportamental. O tratamento, contudo, trata pacientes que perderam nos trades de Ethereum, Litecoin e Ripple também, segundo o site da instituição.
Sintomas comuns de pessoas viciadas em Bitcoin são ansiedade e tensão muscular, a necessidade de verificar constantemente o preço da moeda e pensar em suas negociações quando está fazendo outras coisas.
O tratamento apresentado pela clínica envolve trabalhar o caso como se fosse um vício de jogo, sendo tratado com outros vícios que o paciente tenha.
“Tratamos o vício de day-trading, incluindo criptomoeda, como um vício de jogo. Nós o criamos junto com qualquer vício em álcool ou drogas que o paciente possa ter.”, afirma a página da clínica.
No site, pessoas podem conhecer mais sobre o trabalho da clínica, ler depoimentos dos terapeutas e outros pacientes. O Castle Craig está presente na Irlanda, Holanda, França, Suécia, Romênia e Bélgica, com todas as unidades da clínica prontas para receber viciados em Bitcoin que desejam tratamento.