Cofundador do PayPal diz ter se encontrado com criador do Bitcoin

Após ter seu projeto desmantelado pelo governo americano, Douglas Jackson teria bons motivos para desenvolver uma moeda que não pudesse ser derrubada por ordens judiciais. Todavia, não parece ser o caso já que ele continuou trabalhando em uma nova versão do E-Gold, com melhores práticas anti-lavagem de dinheiro e outras.

Siga no
Pessoa com máscara do Anonymous
Pessoa com máscara do Anonymous

Peter Thiel, cofundador do PayPal, falou bastante sobre o Bitcoin durante uma conferência do The Federalist Society. Dentre os tópicos abordados, ele acredita ter se encontrado com Satoshi Nakamoto, antes mesmo do Bitcoin ser criado.

O bilionário acredita ter se encontrado com Satoshi em uma ilha do Caribe onde o PayPal e o E-Gold tentavam fechar uma parceria para alavancar seus negócios, isso ocorreu em fevereiro de 2000.

O círculo de pessoas que planejavam criar e usar uma moeda que não fosse emitida por nenhum governo era bem pequeno. A teoria de Thiel é baseada neste ponto, Satoshi era alguma daquelas pessoas no Caribe.

E-Gold

Antes do Bitcoin, outros projetos similares de moedas não controladas pelo Estado já haviam surgido. Uma delas era o E-Gold, fundada em 1996 e que durou cerca de 10 anos, sua proposta era diferente do bitcoin por ser lastreada em ouro.

Outra característica do E-Gold é que ele funcionava como uma empresa, por conta disso, em 2007 o seu criador, Douglas Jackson foi condenado pela justiça dos EUA devido a violações de leis relacionadas a transmissão de dinheiro.

Segundo os EUA, através do E-Gold, as pessoas poderiam realizar transações ligadas a atividades criminais como terrorismo e lavagem de dinheiro.

Com certeza Satoshi tirou algo desta lição, desenvolvendo o Bitcoin de forma completamente anônima e garantindo que ele fosse descentralizado, ou seja, não há como desligar o Bitcoin assim como fizeram com o E-Gold.

Encontro em 2000

Voltando no tempo, pessoas ligadas ao PayPal e ao E-Gold se reuniram em Anguila, uma ilha no Caribe, para discutir sobre uma parceria que poderia quebrar todos os bancos. Isso aconteceu em fevereiro de 2000.

Segundo reportado pelo Bloomberg, Peter Thiel afirmou nesta semana que é bem provável que Satoshi estivesse neste encontro, o problema é que haviam cerca de 200 pessoas lá.

“Minha teoria sobre a identidade de Satoshi é que Satoshi estava naquela praia em Anguila”

O cofundador do PayPal também acrescentou que Satoshi sabia muito bem o que estava fazendo ao permanecer anônimo, acreditando que ele seria preso caso soubessem da sua identidade, possivelmente seria o fim do Bitcoin antes mesmo dele dar seus primeiros passos.

“O Bitcoin era a resposta para o E-Gold, e Satoshi aprendeu que era preciso ser anônimo e não ter uma empresa. […] “Se nós soubéssemos quem ele é, o governo o prenderia”

Anos mais tarde, em 2021, o PayPal começou a trabalhar com o Bitcoin, permitindo que 28 milhões de comércios aceitem a maior criptomoeda do mundo.

Seria Satoshi o criador do E-Gold?

Após ter seu projeto desmantelado pelo governo americano, Douglas Jackson teria bons motivos para desenvolver uma moeda que não pudesse ser derrubada por ordens judiciais. Todavia, não parece ser o caso já que ele continuou trabalhando em uma nova versão do E-Gold, com melhores práticas anti-lavagem de dinheiro e outras.

Além disso, em entrevista ao Coin Perspective em 2020, Jackson mostrou-se um verdadeiro crítico do Bitcoin. Quando perguntado sobre qual será o papel do Bitcoin daqui 10 anos, ele chamou o Bitcoin de bolha.

“O [valor] das tulipas, sem o valor decorativo e comercial das tulipas, com muitos engenheiros de blockchain, consultores, advogados, especialistas e VCs procurando encontrar eufemismos para mover essa parte de seu currículo para o buraco negro da memória.”, disse Douglas Jackson

Por fim, ou ele sabe disfarçar bem ou então é preciso descobrir quais eram as outras pessoas que estavam naquele encontro entre o PayPal e o E-Gold nas ilhas do Caribe para continuar a busca por Satoshi.

Compre Bitcoin na Coinext

Compre Bitcoin e outras criptomoedas na corretora mais segura do Brasil. Cadastre-se e veja como é simples, acesse: https://coinext.com.br.



Siga o Livecoins no Facebook, Twitter, Instagram e YouTube.
Henrique Kalashnikov
Há mais de 5 anos trabalhando com criptomoedas, hoje escrevo artigos e notícias para o Livecoins.
Bitcoin na frente com traders desfocados ao fundo

Para Elon Musk, operar criptomoedas alavancado é “loucura”

O bilionário Elon Musk concordou com uma explicação sobre operar Dogecoin e criptomoedas alavancado no mercado é situação de alto risco para investidores. Operações em...
South-Park-Bitcoin

South Park imagina futuro com Bitcoin: “confiamos em esquemas Ponzi”

Qual desenho melhor para prever o futuro? South Park ou Os Simpsons? Ambos praticam a arte de tentar prever como será o mundo, oferecendo...

Carros de luxo são apreendidos em operação contra fraude com criptomoedas em Manaus

Na manhã deste sábado, a Polícia Civil do Amazonas (PC-AM) deflagrou a Operação Blockchain Fake para cumprir mandados de busca e apreensão e desarticular...
.

Cotação do Bitcoin por TradingView

Últimas notícias