O CoinMarketCap anunciou uma novidade para investidores do mercado de criptomoedas, um índice similar ao S&P 500.
Chamado de CoinMarketCap 100 Index, o índice foi criado para medir o desempenho das 100 maiores criptomoedas por capitalização de mercado, o serviço se inspirou em benchmarks consagrados, como o S&P 500.
Assim, o índice busca trazer maior transparência e acessibilidade ao mercado de ativos digitais, em meio a uma demanda crescente à medida que o setor amadurece e atrai mais investidores institucionais.
O CoinMarketCap 100 Index (CMC100) é calculado e atualizado a cada cinco minutos, proporcionando transparência em tempo real sobre os maiores players do mercado de criptomoedas.
Como o primeiro índice cripto a cobrir uma gama tão ampla de ativos, ele inclui setores emergentes, como jogos e memes, enquanto se concentra em projetos que representam verdadeira atividade de mercado e potencial de crescimento, excluindo stablecoins e tokens lastreados em ativos, como WETH e WBTC, por exemplo.
O índice também é de acesso gratuito e pode ser facilmente integrado a publicações e sites por meio de uma API, sem necessidade de acordos de licenciamento.
“Estamos comprometidos em entregar ferramentas que capacitem nossa comunidade a tomar decisões informadas“, disse Rush, CEO da CoinMarketCap. “A velocidade com que a indústria de ativos digitais muda pode ser esmagadora para a maioria das pessoas. O CoinMarketCap 100 Index estabelece um novo padrão de transparência e precisão do mercado, fornecendo visibilidade essencial para mais de US$ 3 trilhões em ativos digitais, ajudando os usuários a compreender e analisar melhor este mercado em rápida evolução. Com o tempo, acreditamos que o CoinMarketCap 100 Index tornará a indústria ainda mais acessível ao público geral.”
Um índice como o CoinMarketCap 100 pode ser utilizado em várias áreas relacionadas ao mercado financeiro e de criptomoedas.
Ele serve como uma ferramenta de referência para acompanhar o desempenho agregado das 100 principais criptomoedas, oferecendo uma visão clara sobre a saúde e as tendências do mercado.
Investidores institucionais, por exemplo, podem usar o índice para estruturar produtos financeiros, como fundos de investimento baseados em criptomoedas, ou como benchmark para comparar o desempenho de seus portfólios com o mercado geral.
Além disso, analistas de mercado podem utilizá-lo para avaliar tendências e movimentos de capital dentro do ecossistema cripto, identificando setores emergentes ou ativos com grande impacto no mercado. Ou seja, a nova ferramenta complementa com mais dados o mercado cripto global e pode ter uso em diversos estudos futuros.
Comentários