Como o PIX do BaCen valoriza o Real

Aumento da liquidez com estímulo à circulação de moeda

Há alguns meses, após a criação do Agenda BC# que prevê a adaptação do sistema Financeiro Nacional (SFN) e do Sistema de Pagamentos Brasileiro (SPB) às mais modernas tecnologias, o Banco Central anuncia o lançamento do PIX.

O PIX é um sistema de pagamentos instantâneos integrado de forma compulsória entre todas as instituições financeiras do país e de adoção imediata para as maiores.

O Sistema de pagamentos é revolucionário de várias maneiras. Seus objetivos primários de promover trocas financeiras mais rápidas, 24/7 com menos burocracia e grande segurança e facilidade tornam obsoletos os ineficientes e caros TED, DOC, Boletos e a burocrática estrutura de adquirentes, sub-adquirentes, bandeiras, etc para pagamentos físicos ou na internet. Tudo o que a Bitcoin desconstruiu nos últimos 11 anos mesmo sofrendo censuras até hoje.

É claro que o PIX não será gratuito e o mais legal é a possibilidade das instituições poderão por livre mercado definir suas taxas, e com o mercado super aquecido pelas fintechs, com certeza o valor será bem menor que as atuais extorsões dos antigos sistemas e grandes players fazem como o cidadão. 

O sistema PIX também trás grande vantagem secundária que ao baratear transações digitais, estimula o uso das mesmas e portanto aumenta a liquidez de dinheiro em circulação e facilita à Receita Federal ter controle absoluto sobre os gastos correntes dos cidadãos.

Porém é exatamente sobre o aumento da liquidez com estímulo à circulação de moeda com mais velocidade e menor burocracia que é o fator que torna o Real mais valorizado.

Como dito anteriormente na publicação As Propriedades da Moeda, baseado no material do webinar Criptonomia As Propriedades do Dinheiro da Blockchain BH no Youtube. O dinheiro pode ser classificado entre melhor ou pior dinheiro dado a qualidade das propriedades independentes e mutuamente reforçadas:  

This image has an empty alt attribute; its file name is image-5-1024x576.png
Imagem extraída da apresentação de Vinícius Córdova

Unidade de Conta:

  • Unidade Comum de Valor
  • Estabilidade

Reserva de Valor:

  • Preservar o poder de compra no tempo
  • Ter oferta e demanda previsível no futuro

Meio de Pagamento/ Troca:

  • Durabilidade
  • Portabilidade
  • Divisibilidade
  • Não falsificável
  • Fungibilidade – Podem ser substituídas por outras de mesma espécie, qualidade e quantidade.

E é justamente como Meio de Pagamento que o PIX torna o Real um melhor dinheiro, frente ao Real antes do PIX, melhorando sua portabilidade e trazendo mais circulação e liquidez. Mesmo que seja apenas num contexto de mercado interno, há benefícios econômicos ao cidadão de menor movimentação que passa a ter acesso a serviços financeiros mais baratos (espera-se) algo que é exclusivo às contas elite PJs ou PFs.

Reverberações do sistema  

O PIX atuará como um expoente de educação tecnológica da imensa maioria da população brasileira para o movimento Walleting, Democratizando a tecnologia e tornando amigável à todos. Sendo este um dos principais entraves para a Democratização do Bitcoin, Criptomoedas ou Stablecoins.

Estas que serão logo percebidas como necessárias e poderão enfrentar maiores barreiras e impedimentos governamentais porém que são inevitáveis e mais uma vez irão ditar novas mudanças de paradigma nos sistemas financeiros e nas sociedades mundo afora.  

Porquê deixei o “D” de democratização, maiúsculo? Conheça o Framework de desenvolvimento das tecnologias exponenciais

$100 de bônus de boas vindas. Crie sua conta na maior corretora de criptomoedas do mundo e ganhe até 100 USDT em cashback. Acesse Binance.com

Entre no nosso grupo exclusivo do WhatsApp | Siga também no Facebook, Twitter, Instagram, YouTube e Google News.

Leia mais sobre:
Leonardo Carvalho
Leonardo Carvalhohttps://cryptonita.org/
CEO e Founder da Cryptonita - Social Trading e das áreas Cripetoeconomia e Negócios da BlockchainBH, associação que busca fortalecer o ecossistema da tecnologia no Brasil. É Engenheiro Eletrônico, minor em Empreendedorismo pela Universidade Federal de Itajubá Unifei e Green Belt em Lean Six Sigma.

Últimas notícias

Últimas notícias