Após um bug acidental em seu código, que distribuiu quase 500 milhões de reais na criptomoeda COMP para os seus usuários, o protocolo de finanças descentralizadas Compound ameaçou as pessoas que não devolverem o dinheiro recebido.
O erro milionário foi causado pela falta de dois caracteres no código de seu contrato inteligente que distribuía COMP aos seus usuários.
Como sempre, a comunidade não deixou barato e resolveu tirar sarro do CEO da Compound, afinal estamos falando de Finanças Descentralizadas (DeFi) e as ameaças vindas de uma entidade central não combinam com isso.
Bug no Compound distribui 500 milhões de reais em Compound
O Compound é um dos maiores protocolos de DeFi atualmente, sendo utilizado por usuários que desejam obter lucros ao emprestar ativos. A empresa responsável pelo protocolo afirmou que os fundos dos usuários estão seguros.
Após a integração de um sistema para distribuir COMP para os usuários que usaram o protocolo, descobriu-se da pior forma possível que havia um erro no código. Isso fez com que alguns usuários conseguissem resgatar montantes gigantescos de COMP, chegando a soma total de cerca de 500 milhões de reais.
Segundo o site rekt.news, o erro foi provocado pelo uso de “>” em vez de “>=” em duas partes do contrato inteligente. Ou seja, dois caracteres resultaram em uma perda milionária para o Compound.
Compound ameaça usuários
Sem muito o que fazer a respeito, o CEO da Compound Labs, Robert Leshner, ameaçou investigar os usuários que resgataram esse token de forma “ilícita”. Além de afirmar que estas pessoas precisarão pagar seus impostos caso não devolvam o dinheiro.
“Se você recebeu uma quantidade grande e incorreta de COMP por conta do erro do protocolo Compound:
Retorne o dinheiro para o Compound Timelock (EndereçoDoContrato). Fique com 10% por ser white-hat (hacker do bem).
Caso contrário, este montante será declarado para a Receita Federal, e a maioria de vocês será investigado e exposto.”
If you received a large, incorrect amount of COMP from the Compound protocol error:
Please return it to the Compound Timelock (0x6d903f6003cca6255D85CcA4D3B5E5146dC33925). Keep 10% as a white-hat.
Otherwise, it's being reported as income to the IRS, and most of you are doxxed.
— 🤖 Leshner (@rleshner) October 1, 2021
Por forma “ilícita”, vale lembrar que muitas pessoas entendem que em termos de blockchain, a única lei é o código. Dito isso, por erro ou não dos desenvolvedores, este dinheiro é deles por direito.
Reação da comunidade
Quem recebeu os tokens está muito feliz, ao contrário da empresa. A posição do CEO da Compound Labs, empresa responsável por manter o Compound funcionando, fez com que a comunidade respondesse a altura. Resultando em várias críticas bem humoradas.
Um usuário postou a foto de um cachimbo com a legenda “momentos antes desse tweet”, querendo dizer que Robert Leshner só poderia estar drogado para postar aquilo.
https://twitter.com/ctrlpbrrrrr/status/1443734012434923541
Outro ridicularizou o setor de DeFi, já que a Compound tem um CEO que está tentando resgatar os fundos ao atacar seus usuários.
“E então nós o chamamos de ‘Finanças Descentralizadas'”
https://twitter.com/MoonOverlord/status/1443734230790508548
Devido ao tweet mencionar que os usuários poderiam ficar com 10%, um usuário postou um meme sobre tomar uma decisão: Ficar com 10% do dinheiro ou com 60%, após pagar seus impostos.
— Sarby Totter (@Jimmy08323668) October 1, 2021
Talvez o uso de ameaças não tenha sido a melhor estratégia e isso pode fazer com que além de não devolver os fundos, os usuários parem de usar este protocolo.
Nesta mesma semana, a Bitfinex pagou 125 milhões por uma transação de Ethereum e o minerador devolveu o montante, muito provavelmente ele não foi ameaçado como os usuários da Compound.