Compra de Bitcoin na Argentina bate recordes

Siga no
Preço do Bitcoin explode com crise na Argentina
Preço do Bitcoin em alta na Argentina

Desde antes da quarentena contra a Covid-19, uma crise financeira estava se aproximando de diferentes economias e muitos especialistas estavam de olho em como o Bitcoin iria reagir em meio a essa situação.

De acordo com dados da Argentina, aparentemente os defensores das criptomoedas estavam certos, com argentinos correndo para investir em Bitcoin em meio à desvalorização do peso.

Observar como economias que estão entrando em crise estão se comportando é uma métrica importante para qualquer pessoa que quer entender o futuro do setor financeiro global.

Como mostrado pelo Bitcoinist e de acordo com dados da LocalBitcoins, uma corretora peer-to-peer, é possível notar níveis recordes de peso entrando na criptoeconomia, principalmente no Bitcoin.

O Bitcoin está surgindo como uma esperança na Argentina

Dados do Arcane Research também mostram que o interesse pelo Bitcoin na Argentina vem crescendo constantemente, principalmente após o início da crise, em 2018.

Desde esse período, o volume de negociações na LocalBitcoins cresceu 1028% em pesos argentinos, 407% em Bitcoin e 139% em dólar.

Dados da LocalBitcoins mostram os volumes recordes de Bitcoin e Dólar na Argentina.

De uns tempos para cá, o Bitcoin recebeu a nomenclatura de reserva de valor, sendo defendido como uma forma muito melhor de guardar “dinheiro”.

Isso colocou a criptomoeda em uma mesma classe que o ouro, com muita gente dizendo que o Bitcoin é o ouro digital. Os dados apresentados pela Arcane Research reforçam que muitos varejistas também estão vendo o BTC como uma reserva de valor muito melhor do que os bancos.

Com o número constante de pesos entrando na criptoeconomia, é possível notar que a confiança dos argentinos na moeda fiduciária caí enquanto a confiança no Bitcoin sobe.

No começo da crise, o governo restringiu a compra de dólares no país, o que pode ter sido um dos catalisadores para o aumento no volume de negociações com o Bitcoin por lá.

Incensurável, o BTC vem sendo adotado como uma reserva de valor

Bitcoin e Dólar
Para muitos, o Bitcoin vai se tornar a principal moeda no futuro.

Em um determinado momento, o governo da Argentina chegou a tentar dificultar a compra do Bitcoin. No entanto, por definição, essa é uma criptomoeda totalmente descentralizada e que não pode ser censurada.

Através de corretoras peer-to-peer ou até mesmo por compra direta, os argentinos continuam comprando a moeda digital como um hedge contra a inflação.

Em meio à crise do Coronavírus esse é um comportamento que vem ganhando mais força em vários países. A Venezuela, que também passava por uma crise antes da Covid-19, também vem apostando nas criptomoedas, principalmente no Dash e no BTC.

Do outro lado do mundo, na Rússia, vemos que o volume de negociação de Bitcoins e saques em bancos mostra a mesma falta de confiança na moeda fiduciária.

Com uma das piores crises globais chegando em um futuro não tão distante, esse é um comportamento que pode ser repetido cada vez mais. Até mesmo o real, que está cada vez mais desvalorizado ante o dólar, pode passar por efeitos semelhantes.

Matheus Henrique
Matheus Henrique
Fã do Bitcoin e defensor de um futuro descentralizado. Cursou Ciência da Computação, formado em Técnico de Computação e nunca deixou de acompanhar as novas tecnologias disponíveis no mercado. Interessado no Bitcoin, na blockchain e nos avanços da descentralização e seus casos de uso.

Nova secretária do Tesouro dos EUA quer encorajar uso de criptomoedas

A administração de Joe Biden, atual presidente dos EUA, indicou para comandar o Departamento do Tesouro a ex-presidente do Federal Reserve (FED), Janet Yellen....

Criminosos exigem Bitcoin para não derrubar sites de empresas com ataque DDoS

Existem pessoas maldosas em todos os lugares e infelizmente a internet está infestada de gente em busca de oportunidade para aplicar golpes e praticar...

Historiador que “prevê bolhas” diz que Bitcoin tem valor baseado na fé que alguém...

Jeremy Grantham é um dos mais conhecidos investidores do mundo, tendo uma opinião bem respeitada em relação ao mercado financeiro. Em uma entrevista recente...

Cotação do Bitcoin por TradingView

Últimas notícias

Criminosos exigem Bitcoin para não derrubar sites de empresas com ataque DDoS

Existem pessoas maldosas em todos os lugares e infelizmente a internet está infestada de gente em busca de oportunidade para aplicar golpes e praticar...

Historiador que “prevê bolhas” diz que Bitcoin tem valor baseado na fé que alguém vai comprar mais caro

Jeremy Grantham é um dos mais conhecidos investidores do mundo, tendo uma opinião bem respeitada em relação ao mercado financeiro. Em uma entrevista recente...

Motivos que podem fazer SEC aprovar ETFs Bitcoin

Joe Biden pode nomear para assumir a Comissão de Valores Mobiliários, Gary Gensler, um ex-professor do MIT que dava aula de blockchain. A notícia...

Bitcoin cai, Microstrategy compra

Segundo um relatório publicado pela SEC, a MicroStrategy comprou mais US $ 10 milhões em Bitcoin. O documento revela que a empresa comprou 314...

Biden ‘congela’ proposta de regular carteiras de criptomoedas

O novo presidente dos Estados Unidos, Joe Biden, “congelou” a proposta de regular as carteiras de criptomoedas que havia sido sugerida pelo ex-secretário do Tesouro dos...