Datas comemorativas mostram a cultura por trás do Bitcoin
A comunidade está comemorando nesta quinta-feira (21) o Dia do Infinito do Bitcoin (Bitcoin Infinity Day). O termo está ligado a data 8/21 (21/8 para nós brasileiros), uma brincadeira que expressa a escassez do Bitcoin e seu potencial de valorização.
Isso porque quando o número 8 é rotacionado, ele representa o símbolo do infinito (∞), apontando que tudo que existe no mundo é dividido pela oferta máxima de 21 milhões de bitcoins.
Por outro lado, a brincadeira também é uma crítica às moedas fiduciárias, cuja oferta cresce ano a ano e, apesar de saltos tecnológicos que aumentam a produção e a produtividade, seu poder de compra só diminui.
O termo “Bitcoin Infinity Day” foi apresentado por Knut Svanholm em agosto de 2021, há 4 anos. Na data, o autor sugeriu que as pessoas não vendessem seus bitcoins neste dia.
“Ok, aqui está a primeira ideia para o #BitcoinInfinityDay em 21 de agosto
(∞/21M).”
“No dia 21 de agosto, você ou compra ou #HODL. Vender #bitcoin por qualquer motivo nesse dia não é permitido”, comentou o suéco em 2021. “Se conseguirmos que pessoas suficientes façam isso, o preço estará quase garantido para subir nesse dia!”
Apesar da data comemorativa, poucos investidores parecem preocupados com essa ‘regra’. Isso porque o Bitcoin opera na faixa dos US$ 112.500 nesta quinta-feira (21), em queda de 1,5% nas últimas 24 horas.
Dentre os famosos que entraram na brincadeira está Michael Saylor, fundador da Strategy.
“Imagine, tudo o que existe e tudo o que algum dia existirá, dividido por 21 milhões.”
No tuíte de Saylor aparece um ‘texugo-do-mel’, animal adotado pela comunidade como o mascote do Bitcoin, outro ponto que mostra a formação de uma cultura em torno da maior criptomoeda do mercado.
Além do recente Dia do Infinito do Bitcoin, investidores já comemoram outras datas há mais tempo.
O dia mais lembrado é 3 de janeiro, data em que o primeiro bloco de Bitcoin foi minerado por Satoshi Nakamoto em 2009, dando início à toda história.
Já no dia 9 de dezembro é comemorado o ‘Bitcoin Whitepaper Day‘, publicado em 2008.
Outro dia famoso é 22 de maio, conhecido como o ‘Bitcoin Pizza Day‘, uma homenagem ao cara que comprou duas pizzas por 10.000 bitcoins (hoje avaliados em R$ 6,2 bilhões).
Comentários