A comunidade de criptomoedas voltou a levantar rumores de que David Hopwood, atualmente conhecido como Daira-Emma Hopwood, seja Satoshi Nakamoto, criador do Bitcoin.
Isso porque além de ter sido um dos principais desenvolvedores da Zcash, uma criptomoeda focada em privacidade, Hopwood também é referenciado publicamente por Nakamoto ainda em 2010.
Somado ao seu conhecimento técnico, pontos como a nacionalidade de Hopwood também chamam a atenção.
Comunidade desenterra postagem de Satoshi Nakamoto em busca de sua identidade
Satoshi Nakamoto se tornou uma figura lendária por criar o Bitcoin e já recebeu diversas estátuas em sua homenagem, incluindo na Bolsa de Valores de Nova York (NYSE).
No entanto, 17 anos após o lançamento do Bitcoin, sua verdadeira identidade continua sendo um mistério.
Tentando resolver esse enigma, a comunidade encontrou uma postagem de agosto de 2010 onde o desenvolvedor deixa um link externo sobre um texto técnico sobre como aumentar a privacidade do Bitcoin.
“A criptografia pode oferecer uma forma de fazer “key blinding”. Fiz algumas pesquisas e não achei muito, mas pode haver algo aí. “Assinaturas de grupo” podem estar relacionadas. Há algo aqui nessa área geral:
http://www.users.zetnet.co.uk/hopwood/crypto/rh/”

O artigo referenciado foi escrito justamente por David Hopwood, que mais tarde mudou seu nome para Daira-Emma Hopwood e passou a trabalhar no desenvolvimento da criptomoeda Zcash.

Ou seja, os rumores sugerem que Satoshi linkou seu próprio artigo, mas escrito por seu nome real.
Outro detalhe é que Hopwood nasceu no Reino Unido e o bloco gênese do Bitcoin leva uma manchete do jornal britânico The Times. Pesquisadores apontam que a versão digital é diferente da impressa, aumentando rumores de que Satoshi não seja um americano e dando mais ênfase para essa teoria.
Hopwood desmente rumores: “Não sou Satoshi e não sei quem é”
Embora David Hopwood tivesse conhecimento técnico para criar o Bitcoin em 2008/2009, passando a ser mais um suspeito entre tantos, muitas pessoas duvidam dessas afirmações.
Como exemplo, alguns afirmam que o nome de Hopwood é levantado quando investidores da Zcash querem inflar o preço dessa criptomoeda de tempos em tempos. No ano passado, por exemplo, a ZEC subiu 828%, mas voltou a cair nesta semana após vários desenvolvedores abandonarem o projeto.
Tais rumores são tão antigos que até mesmo Hopwood já se pronunciou nas redes sociais sobre o tema. A postagem abaixo é de 2023.
“Não sou Satoshi e não sei quem é. (Aliás, isso já está registrado publicamente da minha parte; por exemplo, Jens Ducrée me sugeriu como candidato no livro dele.)”
