PC-RS quer delegados chegando com conhecimentos em cripto (Foto Crédito-PCRS)
O Estado do Rio Grande do Sul, por meio da Academia de Polícia Civil, divulgou o edital para um novo concurso público para o cargo de Delegado de Polícia, cobrando até conhecimentos em mixers de criptomoedas dos candidatos.
Com 30 vagas disponíveis e lista de espera de até 300 pessoas, o edital no site da Fundatec deixa claro que o salário inicial será de R$ 23.334,43. Os aprovados devem ainda realizar um curso de formação profissional antes de sua investidura no cargo.
“Aprovado no Curso de Formação Profissional e atendendo aos demais requisitos legais exigidos para nomeação, o candidato será investido no cargo de Delegado de Polícia, na classe inicial da carreira e em estágio probatório, no regime estatutário e de quarenta (40) horas semanais, com dedicação exclusiva, percebendo os vencimentos no valor R$ 23.334,43“, diz trecho do edital analisado pela reportagem.
No quesito conteúdo, os inscritos devem ter curso superior completo em Direito e uma atuação profissional na área de pelo menos 3 anos. Os interessados também podem conferir no site oficial da Polícia Civil do RS mais detalhes do edital divulgado na segunda-feira (13).
Com a Lei nº 14.478/2022, o mercado de corretoras de criptomoedas está prestes a contar com uma supervisão direta do Banco Central do Brasil.
Além disso, o Estado do Rio Grande do Sul sancionou a homenagem a Capital do Bitcoin em Rolante em 2025.
Agora, pela primeira vez o tema cripto chega em um concurso para delegado de polícia, que deve conhecer sobre corretoras, mixers e rastreabilidade.
“Cadeia de custódia da evidência digital. Preservação de ambientes virtuais (discos, máquinas virtuais, containers). Criptografia – conceito, tipos (simétrica, assimétrica) e implicações para a investigação. Blockchain e criptomoedas – rastreabilidade, endereços públicos, exchanges, mixers. Inteligência Artificial e Investigações. Uso de algoritmos e IA na triagem de grandes volumes de dados. Reconhecimento facial, de voz e padrões comportamentais. Riscos e limitações legais da IA aplicada à persecução penal. Ferramentas de monitoramento automatizado de atividades suspeitas online. Legislação e Aspectos Jurídicos“, diz trecho do edital.
O edital completo segue disponível aos interessados nos sites oficiais.
A data provável de aplicação da Prova Preambular (fase preliminar) será 21 de dezembro de 2025.
Comentários