No momento, existem mais de 500 contas falsas de Vitalik Buterin no Twitter. Além de levarem o nome e a foto do fundador do Ethereum, algumas delas também possuem nomes o símbolo de verificado, podendo oferecer ainda mais perigo.
Restando poucas horas para o Ethereum receber a sua maior atualização da história, muitos estão preocupados com golpes que podem surgir no mercado. Sendo assim, alertamos que algumas destas contas falsas já estão sendo usadas para promover sites suspeitos.
Nesta terça-feira (13), até mesmo o brasileiro Nando Moura teve sua conta do Twitter invadida. Até o momento, seu perfil ainda segue usando tanto o nome quanto a foto de Buterin, mostrando a lentidão do Twitter em resolver tais ataques.
Contas falsas de Vitalik Buterin já fazem vítimas
Nas últimas semanas, a própria equipe do Ethereum respondeu a perguntas frequentes sobre a chegada do The Merge, sua atualização mais importante da história. Entre os comentários, estava a preocupação com novos golpes no mercado.
Segundo levantamento do Livecoins, existem pelo menos 500 perfis falsos de Vitalik Buterin no Twitter. Alguns deles contam com o símbolo de verificado e já estão promovendo golpes, como pode ser visto abaixo.
“Para comemorar o The Merge, a Ethereum Foundation está doando 50.000 ETH! Primeiro a chegar, primeiro a levar. Você pode participar aplicar uma vez. Por favor, se apresse,” aponta uma tentativa de golpe.
Segundo informações do MistTrack, um destes golpistas já conseguiu arrecadar mais de 3 ETH, quase R$ 25.000. Tais fundos foram rapidamente enviados a mixers para ocultar rastros na blockchain.
“Por favor, lembre-se, se algo é bom demais para ser verdade, geralmente é”, alerta a empresa de segurança MistTrack. “Ninguém está dando 50.000 ETH de graça, especialmente se você tiver que enviar ETH primeiro.”
O ataque dos clones de Vitalik Buterin
Em uma busca rápida, o Livecoins encontrou mais de 500 perfis falsos que levam o nome “vitalik.eth”, usado pelo criador do Ethereum, bem como a sua foto. Em sua maioria, as contas não possuem nenhum histórico de postagens, portanto, podem estar sendo preparadas para um novo golpe nas próximas horas.
Além da conta de Nando Moura, o Livecoins também encontrou duas outras que aparecem com o símbolo de verificado, tratando-se de contas invadidas.
Portanto, a recomendação para os próximos dias é evitar qualquer proposta de interação ligadas à atualização do Ethereum. Afinal, investidores de Ethereum não precisam fazer nada a respeito da atualização, apenas esperar que a mesma seja concluída por seus desenvolvedores.