Criptomoeda para apostar no Bolsonaro despenca após um ano

Contrato similar havia sido criado nas eleições entre Donald Trump e Joe Biden, entenda.

Presidente Jair Bolsonaro com bandeira do Brasil ao fundo. Foto: Alan Santos/PR

Um contrato futuro criado por uma corretora de criptomoedas para que traders possam apostar na vitória ou derrota de Jair Bolsonaro (PL-RJ), despencou após um ano de seu lançamento. Isso indica, em teoria, que os investidores estão receosos com a vitória para reeleição do atual presidente do Brasil.

O anúncio da criação deste mecanismo de investimento foi feito pelo próprio CEO da FTX, Sam Bankman-Fried, por meio de seu Twitter em 2021. Na ocasião, ele provocou os investidores se Bolsonaro ganhará a eleição ou não.

Marcada para ocorrer em 2 de outubro no seu primeiro turno, as eleições de 2022 no Brasil levarão os brasileiros a escolher Presidente, Governadores, Deputados Federais e Estaduais e Senadores. Em caso de segundo turno, a população voltará às urnas no dia 30 do mesmo mês, para enfim escolher os candidatos do executivo finais.

Contrato futuro para apostar em vitória ou derrota de Jair Bolsonaro nas eleições despenca em corretora de criptomoedas após um ano

O mercado de futuros, mesmo em corretoras de criptomoedas, é um cenário a parte das tradicionais negociações a vista. Isso porque, neste mercado, o investidor compra ou vende um ativo com uma expectativa de algo que ocorrerá no futuro.

Com o lançamento do “BOLSONARO2022” pela FTX, investidores indicam se apoiam ou não a eleição do presidente, um movimento teórico. Como este é um contrato futuro de compra, quem investe no produto espera que o atual presidente seja reeleito, para poder ganhar o prêmio máximo de US$ 1,00.

Cada contrato atualmente custa US$ 0,22, o que indica que uma reeleição de Jair Bolsonaro poderia dar um grande lucro aos investidores. Caso o presidente perca, o contrato vai a 0 dólares e todo o investimento é perdido.

Desde que foi lançado, ainda com baixo volume, o contrato despencou de preço pela metade, o que teoricamente indicaria uma baixa confiança na reeleição.

Neste mês de julho, contudo, nos sete primeiros dias do mês o contrato registra uma alta de 21%, o que mostra uma possível retomada na confiança dos apostadores desse mercado de futuros em um cenário de Bolsonaro reeleito.

Contrato futuro para apostar em Bolsonaro na corretora FTX despenca no último ano, mas volta a subir em julho de 2022
Contrato futuro para apostar em Bolsonaro na corretora FTX despenca no último ano, mas volta a subir em julho de 2022. FTX.

Eleições presidenciais dos EUA

Em 2020, os Estados Unidos escolheram em seu processo eleitoral um novo presidente, após 4 anos com o presidente Donald Trump a frente do cargo pelo partido Republicano.

Para se preparar para o acontecimento, a FTX lançou na ocasião contratos futuros de vários candidatos a presidência, entre eles Trump e Joe Biden.

Após a disputa nas urnas se mostrar mais favorável para Biden, quem investiu no contrato futuro de Biden obteve um bom lucro. Já quem investiu no contrato de Trump o valor foi todo perdido.

Provocando discussões para 2024, quando os EUA voltam a ter novas eleições, a FTX já criou o contrato “TRUMP2024“, que permite investidores apostarem novamente na derrota ou vitória do ex-presidente, este que ao contrário do “Bolsonaro2022”, registra alta de preço no último ano.

Contrato futuro TRUMP2024 criado pela FTX valoriza desde 2021, indicando uma confiança na volta do ex-presidente dos EUA
Contrato futuro TRUMP2024 criado pela FTX valoriza desde 2021, indicando uma confiança na volta do ex-presidente dos EUA. FTX.

Compre Bitcoin na Coinext

Compre Bitcoin e outras criptomoedas na corretora mais segura do Brasil. Cadastre-se e veja como é simples, acesse: https://coinext.com.br.



Siga o Livecoins no Facebook, Twitter, Instagram e YouTube.
Gustavo Bertoluccihttps://github.com/gusbertol
Graduado em Análise de Dados e BI, interessado em novas tecnologias, fintechs e criptomoedas. Autor no portal de notícias Livecoins desde 2018.

Últimas notícias