Uma corretora de criptomoedas centralizada foi intimada a parar de mentir para seus investidores, após dizer que contava com seus fundos fiscalizados pelo Federal Deposit Insurance Corporation (FDIC), nos EUA.
A função do FDIC é garantir os depósitos bancários de instituições financeiras reguladas. Ou seja, a corretora dizia contar com sua operação lastreada.
Com sede no Reino Unido, a CEX.io acabou sendo desmentida por dizer que tinha segurança em sua operação, com respaldo na fiscalização nos Estados Unidos.
A corretora de criptomoedas CEX.io, intimada a parar de mentir, não respondeu publicamente sobre a carta do FDIC.
“CEX.io não pode mais falar mentiras para investidores”
Mais um episódio envolvendo falsas alegações públicas foi desmascarado nos últimos dias. Além da CEX.io, a empresa Zera Financial também alegava contar com proteção de seguro de depósitos.
Em uma carta enviada para a CEX, por exemplo, a FDIC manda a corretora parar imediatamente de anunciar que conta com proteção. A FDIC nos EUA é um serviço similar ao FGC no Brasil, ou seja, responsável por dar garantias ao mercado.
O presidente da FDIC, Martin J. Gruenberg, comentou sobre um aumento observado nesses tipos de declarações falsas e seus impactos sobre os consumidores.
“Essas práticas não apenas prejudicam aqueles que são alvo da falsa promessa de seguro de depósito, mas, se não forem verificadas, também podem minar a confiança no FDIC, nos bancos segurados pelo FDIC e no sistema bancário dos EUA.”
Além da corretora, os dois sites “Captainaltcoin.com” e “Banklesstimes.com”, devem remover declarações falsas e enganosas semelhantes sobre o status de CEX.IO segurado pelo FDIC.
Corretora não comentou o caso
Em nota, a FDIC declarou que a Lei Federal de Seguro de Depósito (Lei FDI) proíbe qualquer pessoa de representar ou sugerir que um produto não segurado é segurado pelo FDIC ou de deturpar conscientemente a extensão e a forma do seguro de depósito.
A Lei FDI também proíbe as empresas de insinuar que seus produtos são segurados pelo FDIC usando “FDIC” no nome da empresa, anúncios ou outros documentos. O FDIC está autorizado pelo FDI Act a aplicar esta proibição contra qualquer pessoa.
Mesmo com a representação contra a corretora, a CEX não comentou publicamente sobre o caso, não estando claro que vai parar de usar a imagem do fundo garantidor de crédito dos EUA.
De qualquer forma, o caso segue como alerta para investidores que possuem fundos na corretora, visto que no passado a FTX também alegou falsamente ter a proteção FDIC, antes de falir e deixar um rastro de prejuízo no mercado de criptomoedas.