Corretora de criptomoedas Gate.io nega ataque hacker: “Não acredite em rumores”

Os investidores de criptomoedas costumam sacar seus investimentos de corretoras no dia 3 de janeiro, anualmente, para testar a liquidez e solvência das empresas que atuam no mercado, movimento mundial chamado "proof of reserves".

A corretora de criptomoedas Gate.io, TOP12 em volume mundial de negociações, emitiu um comunicado negando quaisquer ataques hackers contra seus sistemas.

A corretora, famosa até por patrocinar o time italiano da Inter de Milão, passava por desconfiança de alguns investidores antes do comunicado.

Principalmente no X, usuários verificados começaram a publicar rumores de uma invasão cibernética contra a corretora, que rapidamente se espalhou pela comunidade.

Muitos diziam “saquem rápido”, dando um tom de maior urgência ao caso e espalhando rumores preocupantes.

Gate.io nega ataque hacker: “sem anormalidades”

Rapidamente a corretora emitiu uma declaração negando qualquer problema em seu sistema de negociação de criptomoedas. Também via X, a Gate.io declarou que não havia problema em agências de segurança que monitoram o mercado.

Assim, com mais um FUD no mercado, investidores se preocuparam em vão, ainda que ataques em corretoras centralizadas tenham deixado muitos em prejuízo nos últimos anos.

Por fim, a corretora de criptomoedas alegou que mantém uma prova de reservas de mais de 10 bilhões de dólares em carteiras frias. Ou seja, mesmo se tivesse sido hackeada, existem fundos guardados para cobrir as perdas de usuários em casos assim.

“A equipe de segurança do Gate.io não detectou nenhuma anormalidade, nem nenhuma agência de segurança relatou problemas. Depósitos, retiradas e negociações estão funcionando normalmente. Por favor, não acredite em rumores! O Gate.io mantém 100% dos fundos de reserva, com as últimas reservas excedendo US$ 10 bilhões. Negocie com confiança no Gateio.”

Apesar de mercado mostrar alívio com negativa de ataque, prova de reservas segue próxima

O Proof of Reserves, ou Prova de Reservas, é uma prática importante para as corretoras de criptomoedas e seus usuários, especialmente no dia 3 de janeiro, uma data carregada de simbolismo para o setor por marcar o aniversário do bloco gênesis do Bitcoin.

Para as corretoras, a iniciativa representa uma oportunidade única de fortalecer a transparência e reconquistar a confiança de seus clientes. Nessa data, muitas plataformas optam por divulgar auditorias detalhadas que comprovam a existência de reservas suficientes para cobrir todos os depósitos de seus usuários.

Do lado dos usuários, o Proof of Reserves é um recurso indispensável para garantir que seus bitcoins e outras criptomoedas estejam seguros e acessíveis, mesmo diante de adversidades. Assim, o dia 3 de janeiro também é uma oportunidade para refletir sobre a importância de saber onde estão armazenados seus fundos.

Por fim, a escolha de uma carteira offline e segura para armazenar fundos segue como uma das principais recomendações de especialistas que acompanham este mercado.

Ganhe um bônus de R$ 100 de boas vindas. Crie a sua conta na melhor corretora de criptomoedas feita para Traders Profissionais. Acesse: bybit.com

Entre no nosso grupo exclusivo do WhatsApp | Siga também no Facebook, Twitter, Instagram, YouTube e Google News.

Gustavo Bertolucci
Gustavo Bertoluccihttps://github.com/gusbertol
Graduado em Análise de Dados e BI, interessado em novas tecnologias, fintechs e criptomoedas. Autor no portal de notícias Livecoins desde 2018.

Últimas notícias

Últimas notícias