A Bittrex, corretora de criptomoedas que já foi uma das maiores do mundo, está enviando um e-mail aos seus antigos clientes para lembrá-los que eles precisam sacar seus investimentos da plataforma.
Contextuando a situação, a Bittrex abandonou os EUA no final de março deste ano. Na oportunidade, a corretora citou que era “inviável continuar operando neste ambiente regulatório”.
No mês seguinte, a Comissão de Valores Mobiliários dos EUA processou a Bittrex. Antes disso, em outubro do ano passado, a corretora já havia sido multada pela Agência de Controle de Ativos Estrangeiros dos EUA em R$ 276 milhões.
Corretora implora que clientes saquem suas criptomoedas
Em sua última cartada para sair definitivamente dos EUA, a Bittrex congelou saques e declarou falência. Na data, entretanto, a plataforma notou que os fundos de seus clientes estavam seguros. Ou seja, sinal de uma manobra jurídica para evitar processos.
Já em recente e-mail enviado aos clientes, a corretora pede para os usuários sacarem suas criptomoedas com urgência. A data final para os pedidos é 13 de agosto de 2023.
“Com base em nossos registros, você ainda não iniciou ou concluiu a retirada das criptomoedas e/ou moedas fiduciárias associadas à sua conta Bittrex”, aponta um e-mail da corretora, compartilhado pelo portal Protos. “Você tem até 31 de agosto de 2023 para retirar seus ativos restantes ou registrar uma Prova de Reivindicação.”
“No entanto, sugerimos que você saque seus fundos o mais rápido possível para dar à nossa equipe tempo suficiente para resolver quaisquer problemas imprevistos.”
Segundo informações da própria corretora, a Bittrex possuía 5,4 milhões de clientes. Apesar de sua sede estar nos EUA, 77% de seus usuários não eram americanos.
Bittrex Global segue operando normalmente
Embora a Bittrex tenha fechado suas portas nos EUA, a Bittrex Global segue operando normalmente. Em nota publicada em maio, a própria corretora fez questão de abordar o assunto.
“Este processo não afeta a Bittrex Global”, declarou a corretora ainda em maio deste ano. “Nossos clientes podem ter certeza de que seus fundos estão seguros e nossos serviços continuarão como de costume.”
Por fim, a Bittrex é mais uma corretora que de despede do mercado. Neste caso, sua explicação foi a crescente pressão regulatória no mercado dos EUA.