A Grow Up, empresa de Campo dos Goytacazes, no Rio de Janeiro, que atuava prometendo grandes lucros com criptomoedas e forex a investidores, entrou na mira da CPI das Pirâmides Financeiras.
Sob apuração dos deputados federais, o líder do possível esquema financeiro criado por Gleidson da Costa Gonçalves deverá prestar depoimento. O pedido deve ainda ser aprovado pelos parlamentares.
O pedido de convocar a testemunha foi apresentado pelo Deputado Federal Caio Vianna (PSD-RJ), que acompanha de perto a angústia dos investidores que se sentem lesados pelo negócio.
“Requer a convocação, na condição de testemunha, do presidente da Grow Up Club, Gleidson Costa, para prestar esclarecimentos perante esta Comissão Parlamentar de Inquérito.”
Líder de empresa inspirada na Braiscompany poderá ter de prestar esclarecimentos para CPI das Pirâmides Financeiras
Quem procura Gleidson da Costa em busca de uma resposta sobre os atrasos dos rendimentos prometidos dificilmente encontra uma solução. Mesmo assim, a Grow Up informou em fevereiro de 2023 ao Livecoins que tinha dinheiro suficiente para honrar com seus compromissos assumidos.
De qualquer forma, os clientes ainda procuram soluções para o fim do caso, que agora entrou na mira da CPI das Pirâmides Financeiras.
Na justificativa para pedir a convocação de Gleidson, o deputado federal da CPI informou que a Grow Up Club mantinha um negócio de consórcio de locação de criptomoedas, com promessas de rendimentos acima do mercado. Ou seja, funcionava com inspiração na Braiscompany, outra possível pirâmide alvo da CPI por suas práticas criminosas.
“A empresa prometia retornos financeiros significativos provenientes dessas operações, criando a expectativa de lucros elevados e atrativos“, disse o deputado ao protocolar pedido de convocação.
“Grow Up é possível pirâmide financeira”, diz deputado
Na visão do deputado autor do requerimento, a Grow Up é mais um possível caso de empresa fraudulenta que vinha atuando de forma ilegal. Contudo, o depoimento do líder poderá esclarecer melhor a atuação da empresa.
“Considerando a possível caracterização da Grow Up Club como mais um caso de pirâmide financeira, é imprescindível o convite de seu presidente para prestar esclarecimentos perante esta CPI. Além disso, a apuração desse caso é de especial importância para Campos dos Goytacazes, região que represento, uma vez que a empresa tem sua sede nesta localidade e os investidores locais estão entre as vítimas desse esquema fraudulento. A presença do presidente da empresa nesta CPI possibilitará o esclarecimento dos fatos, a análise da legalidade dessas operações e a responsabilização dos envolvidos por eventuais irregularidades.”
Vale lembrar que a CPI ouviu na última semana o ex-jogador Ronaldinho Gaúcho, e apura uma série de possíveis esquemas com criptomoedas no Brasil. Ao final, os deputados devem elaborar um relatório recomendando ações para as autoridades do Ministério Público.