Nesta quarta-feira (30), a CPI das Pirâmides Financeiras quer votar pela convocação de várias testemunhas, dentre elas o pai do jogador Neymar, e o “Engomadinho do Bitcoin”, CEO da empresa Bybot.
Além deles, outros 16 requerimentos deverão ser votados na sessão marcada na Câmara dos Deputados, para convocar a 123milhas, Jair Renan Bolsonaro, Midas Trend e Ronaldinho Gaúcho. Parte dos requerimentos pede ajuda de empresas nas investigações, enquanto outros autorizam a quebra de sigilo bancário de suspeitos.
Com casos relevantes em pauta, a CPI que apura os crimes de pirâmides financeiras no Brasil tem convocado personalidades e suspeitos de cometer fraudes.
Além disso, nos últimos dias, a CVM, Banco Central e Receita Federal do Brasil disponibilizaram servidores para apoiar os trabalhos dos deputados. Assim, tudo indica que é interesse de todas as autoridades do país investigar os crimes.
“Engomadinho do Bitcoin” entra na mira da CPI das Pirâmides de Criptomoedas após falsas promessas de lucros rápidos
O deputado federal Alfredo Gaspar (UNIÃO/AL) protocolou um requerimento para ouvir o “Engomadinho do Bitcoin“, Gustavo Macedo Diniz. CEO da Bybot, o seu possível esquema ruiu na última sexta-feira (25), quando ele apagou suas redes sociais e deixou de atender clientes.
No requerimento para ouvir o suspeito, o deputado mencionou que o golpe pode ter movimentado R$ 70 milhões no Brasil.
“A Bybot controlava milhares de criptoativos de investidores no Brasil e no exterior. Aos clientes, a promessa de fazer arbitragens de criptoativos de forma bastante lucrativa. Na última sexta-feira (25/08/2023), porém, Gustavo Diniz deletou suas redes sociais, canais de comunicação e fechou a plataforma da Bybot para saques. Nenhum investidor consegue sacar as quantias que tem depositadas nas carteiras junto à empresa. As vítimas do golpe têm registrado ocorrências policiais principalmente em São Paulo, mas é certo que há vítimas em outros estados.”
A reportagem do Livecoins não conseguiu o contato da BYBOT para esclarecimentos sobre as acusações de golpes movidas por clientes, que apontam uma nova fraude com “arbitragem de criptomoedas“.
Envolvimento com a Blaze coloca pai de Neymar na mira da CPI das Pirâmides Financeiras
Outro requerimento que pode ser aprovado nesta quarta-feira (30) é a convocação para esclarecimentos de Neymar da Silva Santos, sócio da NN Consultoria e pai do famoso jogador brasileiro.
O requerimento se deu após o depoimento de Andrés Rueda, presidente do Santos, que revelou que foi o pai de Neymar que apresentou a Blaze ao clube de futebol paulista.
“Requer a convocação, na condição de testemunha, do sócio da NN Consultoria, Neymar da Silva Santos, para prestar depoimento perante esta Comissão Parlamentar de Inquérito.”
Caso aprovados os novos requerimentos, a CPI das Pirâmides Financeiras entrará em uma nova fase de investigações que extrapolam o mercado de criptomoedas, investigando também esquemas fraudulentos de apostas online e programas de milhas aéreas.