“Crash de outubro será estudado por anos”, diz BitMex

Analistas também apontaram que a era do “dinheiro grátis” das funding rates chegou ao fim e mercado está se reinventando

Um relatório publicado pela BitMex nesta quinta-feira (8) aponta que o crash dos dias 10 e 11 de outubro de 2025 será “estudado por anos”. Na data, o mercado passou pelo maior evento de liquidação da história, liquidando US$ 19,2 bilhões.

No entanto, a BitMex nota que a quantia não é o protagonista dessa história, mas sim os mecanismos de desalavancagem automática sobre ordens lucrativas.

“Enquanto as manchetes se concentraram na ação dos preços, a verdadeira história foi uma falha sistêmica da infraestrutura de mercado.”

“Pela primeira vez, estratégias delta-neutras consideradas “seguras” foram canibalizadas pelos próprios mecanismos criados para protegê-las, deixando o mercado com os livros de ordens mais rasos desde 2022”, explicaram os analistas.

🛡️Aprenda a proteger seus bitcoins sem depender de terceiros. 👉 Treinamento de auto custódia. 🟠Receba consultoria em Bitcoin com os maiores especialistas do mercado.

O texto aponta que, geralmente, as vítimas dessas cascatas de liquidação são traders de varejo. No entanto, desta fez os prejudicados foram os market makers com estratégias delta-neutras (comprados no mercado spot e vendidos no mercado de futuros).

“Quando os mecanismos de ADL (desalavancagem automática) fecharam os hedges short dos market makers à força, essas firmas ficaram segurando posições spot descobertas em um mercado em queda livre.”

A Binance, por exemplo, chegou a abrir uma linha de crédito de US$ 100 milhões para players institucionais na mesma semana para ajudar na retomada de liquidez do mercado.

Era do “dinheiro grátis” com funding rates chegou ao fim, diz relatório

Funding rates são taxas pagas entre traders para manter o preço futuro de uma criptomoeda o mais próximo possível de suas negociações spot. Quando o preço futuro está acima, longs pagam shorts, e vice-versa.

A BitMex cita que a stablecoin Ethena (USDe) se aproveitou disso em 2024, mas “se tornou vítima de seu próprio sucesso”.

“A estratégia long spot / short perp não quebrou; ela simplesmente parou de funcionar.”

Como exemplo, o texto aponta que o mercado foi inundado por projetos similares, incluindo o FDUSD da Binance. A consequência foram retornos de 4% ao ano, abaixo dos rendimentos dos títulos do Tesouro dos EUA.

“Com bilhões em fluxos de hedge automatizados atingindo os livros de ordens, a oferta de posições vendidas passou a superar de forma esmagadora a demanda orgânica por posições compradas”, explicaram os analistas.

“O resultado foi um colapso das taxas de funding.”

Em outros três pontos, os analistas falam sobre confiscos de fundos de traders lucrativos por algumas corretoras “B-Book” (que operam contra o cliente), a chegada das corretoras descentralizadas como Hyperliquid, e a busca do mercado por novas opções (como tokenização de ações).

$100 de bônus de boas vindas. Crie sua conta na maior corretora de criptomoedas do mundo e ganhe até 100 USDT em cashback. Acesse Binance.com

👉Entre no nosso grupo do WhatsApp ou Telegram| Siga também no Facebook, Twitter, Instagram, YouTube e Google News.

Henrique HK
Henrique HKhttps://github.com/sabotag3x
Formado em desenvolvimento web há mais de 20 anos, Henrique Kalashnikov encontrou-se com o Bitcoin em 2016 e desde então está desvendando seus pormenores. Tradutor de mais de 100 documentos sobre criptomoedas alternativas, também já teve uma pequena fazenda de mineração com mais de 50 placas de vídeo. Atualmente segue acompanhando as tendências do setor, usando seu conhecimento para entregar bons conteúdos aos leitores do Livecoins.
Comprar agora

Últimas notícias