Criador da Luna desaparece e tem passaporte bloqueado

Com paradeiro desconhecido, Do Kwon é procurado por autoridades.

A criptomoeda Terra (LUNA) está enfrentando mais problemas com autoridades sul-coreanas, que querem considerar a moeda digital como um instrumento financeiro, o que poderia elevar a tensão para o projeto.

O mercado acompanha com atenção o que pode ser uma das maiores prisões já realizadas contra o criador de uma criptomoeda, visto que a Coreia do Sul procura Do Kwon.

Informações de portais locais indicam que os procuradores já emitiram uma recomendação para que o Ministério das Relações Exteriores bloqueiem o passaporte dele, detectado vivendo em Singapura.

🟠Receba consultoria em Bitcoin com os maiores especialistas do mercado.

Além de Do Kwon, outros programadores ligados ao projeto estão incluídos nas buscas.

Terra (LUNA) poderá ser considerada um instrumento financeiro e pressão tende a aumentar

Uma ordem de prisão emitida contra o criador da LUNA movimentou o mercado de criptomoedas na última quarta-feira (14), quando as primeiras informações foram divulgadas.

O caso segue mostrando vários desmembramentos decorrentes da ação das autoridades da Coreia do Sul, país onde o criador da LUNA nasceu e sede do projeto.

Isso porque, a CVM da sul-coreana tem observado investigações dos Estados Unidos sobre o caso e já entende que a Terra pode ser um instrumento financeiro. Caso isso se confirme, o projeto pode ser enquadrado na lei de fraudes financeiras, por ser uma empresa que atuou sem regulamentação.

Tudo leva a crer que a culpa da LUNA ser enquadrada como um instrumento financeiro tem relação com o Mirror Protocolo, um projeto criado pela Terraform Labs, fundação que cuidava do ecossistema de desenvolvimento.

Com o Mirror, que se apresentava como um DeFi, investidores podiam utilizar stablecoins UST para comprar ações de empresas, como Netflix, Apple, Google, entre outras.

Ou seja, o protocolo criado pela fundação da LUNA agia como uma corretora de valores, mas sem regulação. Assim, autoridades buscam provar que a LUNA era um instrumento financeiro de um ecossistema possivelmente fraudulento.

Passaporte de Do Kwon pode ser bloqueado a qualquer momento

Com seu pedido de prisão em aberto, Do Kwon é considerado um foragido da Coreia do Sul que pode começar a ser perseguido até pela Interpol em breve.

Para agilizar isso, promotores que cuidam do caso LUNA correm contra o tempo para bloquear seu passaporte e emitir ordens internacionais de captura contra o ex-programador.

De acordo com o portal sul-coreano The Investor, caso Do Kwon pise na Coreia do Sul um alerta geral será disparado para as autoridades, que devem prendê-lo imediatamente. Contudo, seu paradeiro atual é desconhecido.

$100 de bônus de boas vindas. Crie sua conta na melhor corretora de traders de criptomoedas e ganhe até $30.000 em cashback. Acesse: Bybit.com

Entre no nosso grupo exclusivo do WhatsApp | Siga também no Facebook, Twitter, Instagram, YouTube e Google News.

Gustavo Bertolucci
Gustavo Bertoluccihttps://github.com/gusbertol
Graduado em Análise de Dados e BI, interessado em novas tecnologias, fintechs e criptomoedas. Autor no portal de notícias Livecoins desde 2018.
Comprar agora

Últimas notícias