Criptoeconomia representa apenas 0,013% do total de dinheiro e ativos do mundo

Para atingir 1%, seria necessário um aumento de 75x na capitalização de mercado

Siga no

De acordo com o site Coinlib, o mercado de criptomoedas tem hoje US $ 204 bilhões em capitalização de mercado.

O site Demonocracy estima que o total de dinheiro e todos os ativos do mundo seja de aproximadamente 1,5 quatrilhão de dólares.

Portanto, a criptoeconomia representa 0,013% da quantia total de dinheiro na Terra. Para atingir apenas 1% será necessário que o valor de mercado das criptomoedas seja 75x maior.

O calculo foi feito por ColinTalkCrypto, no Youtube e posteriormente postado no Reddit.

Como a capitalização de mercado das criptomoedas se compara à quantidade de dinheiro no mundo?

Colin fez um cálculo simples, avaliando a quantidade de dinheiro total nas criptomoedas e o total de dinheiro e ativos no mundo.

Para ficar mais simples de entender, veja o cálculo:

1,000,000,000 (Um Bilhão) (9 zeros)

1,000,000,000,000 (Um Trilhão) (12 zeros)

1,000,000,000,000,000 (Um Quatrilhão) (15 zeros)

TOTAL: Derivativos + Imóveis + Ações + Títulos + Moeda Bancária + Moeda Base = US $ = $1,552,000,000,000,000 (1.5 quatrilhão de dólares)

Resultado: O Valor total de mercado das criptomoedas hoje representa apenas 0,013% da quantia total de dinheiro na Terra.

Todo dinheiro do Mundo. Demonocracy.info
Todo dinheiro do Mundo. Demonocracy.info

Bitcoin é uma moeda digital independente (tão digital quanto os números de dinheiro em sua conta bancária). A diferença é que você tem controle sobre esse número, não sobre os bancos.

O Bitcoin NÃO é controlado por nenhum governo ou banco. Ele funciona com a mesma idéia que o BitTorrent, mas em vez de transmitir arquivos, as transações são transmitidas para milhares de servidores que verificam uns aos outros para garantir que as transações sejam válidas por meio de algoritmos criptográficos avançados.

Qualquer pessoa pode executar um nó/servidor Bitcoin em casa.

O Bitcoin se tornou o ativo mais apreciado na história da humanidade

Em novembro de 2013, por um breve período, cada Bitcoin valia mais de US $ 1000 dólares, em contraste com 2010, quando o primeira transação Bitcoin registrada foi para comprar duas Pizzas a um preço de 10.000 Bitcoins. Em 2017 o bitcoin chegou a seu maior preço já registrado, US $20 mil dólares. Em 2018 o Bitcoin se manteve em aproximadamente US $6.500 dólares.

O valor do Bitcoin tem sido extremamente volátil desde a sua criação. Flutuações de 5% dos preços são muito comuns, às vezes várias vezes ao dia.Bitcoins podem ser comprados ou criados. Criar Bitcoins requer um computador para calcular, processo conhecido como mineração.

No começo era fácil e qualquer um podia minerar Bitcoins em um computador doméstico normal, mas o ecossistema Bitcoin se ajusta automaticamente de modo que a complexidade aumenta.

Hoje, para fazer algum dinheiro sério na mineração de Bitcoins, são necessários Computadores / servidores especialmente projetados para este propósito.

E se o mercado chegar em 1% do valor total de dinheiro do Mundo?

De acordo com os dados fornecidos pelo site Demonocracy, se o mercado de criptomoedas alcançar 1% do valor total de dinheiro do mundo, teríamos uma capitalização de mercado total de US $8.4 trilhões.

Parece ser improvável que a capitalização de mercado alcance este valor, mas se as criptomoedas continuarem tendo adoção em massa, este percentual não é impossível a longo prazo.

No site Coingolive é possível simular a capitalização de mercado, colocando 1% de todo dinheiro do mundo (8.4 trilhões) nas criptomoedas, temos um resultado interessante.

Das principais criptomoedas atualmente, teríamos O Bitcoin valendo US $ 486 mil, O Ethereum US $82 mil e a Ripple US$ 209. Se isso ocorre-se, certamente milhares de novos milionários aparecerão no mundo.

Se 1% de todo dinheiro do mundo estivesse nas criptomoedas. Imagem: CoinGoLive
Se 1% de todo dinheiro do mundo estivesse nas criptomoedas. Imagem: CoinGoLive

Colin ressalta que obviamente existe um nível alto de especulação sobre estes valores, mas é muito importante se basear em fundamentos e lembrar sempre do que estamos falando.

Esta é a Internet do dinheiro. Não é simplesmente um novo par de sapatos ou alguma outra invenção da mediocridade.

As criptomoedas estão sendo adotadas porque elas têm resistência à censura, é uma forma de dinheiro que funciona melhor, mais rápido e sem fronteiras. A criptoeconomia é uma inovação poderosa e disruptiva.

Mateus Nunes
Mateus Nuneshttps://livecoins.com.br
Analista de Sistemas, entusiasta de criptomoedas e blockchain. Tradutor do site Bitcoin.org Sugestão de pauta: mateus@livecoins.com.br

Miami pode ser a primeira cidade a ter reservas em Bitcoin

O prefeito de Miami, Francis Suarez, vem, desde dezembro de 2020, considerando apostar no Bitcoin para fazer parte das reservas da cidade. Segundo Suarez,...
PayPal e Bitcoin criptomoedas blockchain

Ações do PayPal podem valorizar 46% “graças ao Bitcoin”, diz analista

Por causa do Bitcoin, o PayPal pode alcançar uma incrível valorização no preço das suas ações. Um analista da Mizuho Securities elevou sua estimativa...

Irã sofre com apagões, governo culpa mineração de Bitcoin

O governo do Irã tem apontado que os recentes apagões ocorridos no país têm sido causados pelo alto consumo das fazendas de mineração de...

Cotações por TradingView

Últimas notícias

Ações do PayPal podem valorizar 46% “graças ao Bitcoin”, diz analista

Por causa do Bitcoin, o PayPal pode alcançar uma incrível valorização no preço das suas ações. Um analista da Mizuho Securities elevou sua estimativa...

Irã sofre com apagões, governo culpa mineração de Bitcoin

O governo do Irã tem apontado que os recentes apagões ocorridos no país têm sido causados pelo alto consumo das fazendas de mineração de...

Banco Central da Nova Zelândia é hackeado

Há uma semana, no domingo (10), o Banco Central da Nova Zelândia foi alvo de um ataque hacker que deixou graves consequências. As autoridades...

Binance abre inscrições para voluntários no Brasil

Quem busca empreender com criptomoedas ou mesmo ingressar nas comunidades brasileiras, uma oportunidade de aprendizado surgiu nos últimos dias. A Binance, a maior maior...

Uganda desliga internet, comércio de bitcoins para de funcionar

Na véspera das eleições presidenciais, o governo da Uganda bloqueou, sem avisar, a Internet de toda população. Isso ocorreu depois de os ugandeses contornarem...