Uma criptomoeda de governança da carteira MetaMask surgiu no mercado, aplicando um golpe em milhares de investidores em uma corretora descentralizada.
Popular entre usuários da Ethereum e o mercado de DeFi em geral, com suporte a várias redes, a MetaMask permite fácil interação com esse ecossistema. Além disso, é uma carteira com grande adoção, com 21 milhões de usuários registrados no último mês de novembro de 2021.
Com esse projeto sendo um dos mais importantes no mercado, vários golpes já tentaram ser aplicados nesses milhões de usuários, que movimentam milhões de dólares por dia. Nos últimos um bug na carteira fez o saldo de usuários sumir por algumas horas, mas não passou de um susto.
Criptomoeda de governança da MetaMask é golpe
Uma criptomoeda com a marca da MetaMask surgiu na corretora descentralizada DexTools, chamando a atenção da comunidade para o token aparecer com status de verificado.
Dessa forma, muitos imaginaram que a criptomoeda era oficial do projeto, visto contar com a marca de verificado. Mas o que muitos investidores não sabiam era que o selo de verificado era apenas um chamariz para um golpe no mercado.
Segundo um usuário atento ao caso pelo Twitter, o código do site recebeu uma alteração, o que permitiu aos golpistas alterar a aparência do “MASK”. Até um pop-up na plataforma confirmava que a equipe do site oficial verificou o token.
Contudo, após a listagem e vários elementos comprovarem que a MetaMask agora tinha uma criptomoeda de governança, o golpe começou a ser feito no mercado. Após atingir US$ 1 milhão em vendas, as negociações foram travadas pelo contrato, sendo esperado que os golpistas agora efetuem o saque dos valores. Dessa forma, R$ 5,64 milhões foram levados pela fraude.
A equipe da DexTools não respondeu ao pedido de comentários sobre o erro em seu site que causou um prejuízo milionário a quem comprou o MetaMask Governance, mais um sofisticado golpe aplicado no mercado. Os responsáveis pela carteira também não comentaram sobre o golpe utilizando sua imagem.
“Não confie, verifique”
Um dos lemas mais famosos no mercado é o “não confie, verifique”, que segue ganhando força com a quantidade de golpes sendo aplicadas.
Um relatório recente da Chainalysis lembrou que o mercado está repleto de golpes, mais frequentes e com duração curta. Ou seja, os ataques a negociantes desavisados são rápidos.
Comprar novas moedas no mercado, mesmo que pareçam legítimas, é uma prática arriscada e deve ser feita após muito estudo, mesmo que a aparência seja promissora. O que importa no mercado de criptomoedas e tem sido esquecido por muitos especuladores é seu poder disruptivo nas finanças, ou seja, o golpe está no mercado, vai cair quem subestimar seus conhecimentos e apostar em promessas vazias.