A equipe por trás do desenvolvimento da criptomoeda Vega Protocol anunciou o fim do projeto, após uma votação da comunidade apontar que este é o melhor caminho. Assim, a blockchain principal da moeda será desligada e o token $VEGA deixará de funcionar.
Quem ainda detém o token Vega em uma carteira agora deverá correr contra o tempo para liquidar seus tokens antes que a blockchain desligue. De acordo com a equipe de desenvolvedores, se e quanto a blockchain parar os tokens podem se perder definitivamente.
Vale o destaque que a proposta de encerrar o projeto chega após uma dura desvalorização da Vega Protocol, que despencou 94% desde 2023, cotado nesta sexta-feira (13) em apenas US$ 0,05 por unidade.
Em 2021, o preço da VEGA chegou a ser de US$ 22,00 por unidade, ou seja, há em curso uma queda de 99,7% do preço desde sua máxima histórica.
Com criptomoeda Vega chegando ao fim, desenvolvedores podem desligar a blockchain do projeto em breve
Até no máximo o dia 27 de outubro de 2024 a blockchain da Vega ainda deverá estar operacional. Após isso, os desenvolvedores não garantem mais o seu funcionamento, e tokens na rede ficarão presos para sempre.
“Pelo que entendemos dos validadores, a rede Vega permanecerá operacional até pelo menos 27 de outubro para dar aos usuários bastante tempo para sacar seus ativos.
Fique atento a mais atualizações ou anúncios e lembre-se de que se e quando a cadeia parar, os ativos podem ficar presos na ponte. Se isso acontecer, a equipe não poderá recuperá-los para você.”
Na publicação em que a Vega anuncia o fim da sua blockchain, os desenvolvedores ainda destacaram que a comunidade votou com unanimidade para encerrar a tecnologia.
Além disso, eles destacaram que desde o fim da blockchain, todos os pares da Vega em corretoras foram desabilitados.
Desenvolvedores devem anunciar novidades na próxima sexta
Na sexta-feira (13), os desenvolvedores podem anunciar mais novidades sobre o fim da criptomoeda e da blockchain Vega. Isso porque, há em um curso outra votação que pretende realocar 28 mil dólares para manter a rede ativa enquanto as pessoas correm para sacar seus fundos.
A única forma de reaver a Vega para quem tinha saldo na rede é via uma ponte para a rede Ethereum, onde os saldos podem ser convertidos em stablecoins.
Apesar do fim da criptomoeda e do blockchain, os desenvolvedores manterão o desenvolvimento do protocolo de tecnologia VEGA. No final de agosto de 2024, por exemplo, a corretora descentralizada Nebula começou a utilizar a tecnologia, que ainda se manterá viva apenas neste nível.