Criptomoeda do Facebook desiste de registro no Brasil

Libra indo embora?

Siga no
Libra - Criptomoeda do Facebook
Libra - Criptomoeda do Facebook

A criptomoeda do Facebook havia pedido ao governo do Brasil o registro de sua marca. Conforme divulgação no dia 17, porém, a empresa parece ter desistido do registro feito anteriormente.

A Revista de Propriedade Intelectual (RPI), é de propriedade do INPI, ligada ao Ministério da Economia. Sua divulgação é feita a cada sete dias, em média, divulgando solicitações relacionadas a patentes.

Nos últimos dias, por exemplo, chamou atenção que a empresa Block.one entrou com um pedido para registrar sua marca no Brasil. A empresa é a responsável pela criação e desenvolvimento da criptomoeda EOS, além de outros produtos. Tal pedido de registro foi deferido pelo governo brasileiro, fato que animou a comunidade da moeda EOS no Brasil.

Contudo, a aguardada Libra, criptomoeda do Facebook, fez o caminho contrário ao da Block.one. A associação que cuida da moeda pediu ao governo brasileiro a desistência do pedido de registro de marca.

Libra desiste, parcialmente, de registro de marca no Brasil

De acordo com uma publicação na Revista de Propriedade Intelectual, nesta terça (17), a Libra, criptomoeda do Facebook, pode ter desistido do seu registro de marca no Brasil.

Ainda que parcial, não fica claro, apenas com a publicação, se haverá mais desistência aprovada em breve. A edição 2567, publicada em 17 de março de 2020, mostra a informação ao público.

Desistências solicitadas e atendidas: Software de computador para tributação, processo de conformidade e controle para a indústria de criptomoedas; plataformas de software de computador de relatório de contabilidade e tributação e processo de controle e conformidade para a indústria de criptomoedas; software para coleta de dados de gestão tributária; e software de gestão tributária; software de preparação de impostos.

A reportagem do Livecoins entrou em contato com a empresa que cuida do registro da Libra Association no Brasil. A Dannemann, Siemsen, Bigler & Ipanema Moreira, com sede no Rio de Janeiro, é quem tem feito a procuração para a Libra Association. A reportagem será atualizada assim que forem enviadas as informações solicitadas ao escritório.

Libra foi anunciada pelo Facebook em Junho de 2019
Libra foi anunciada pelo Facebook em Junho de 2019

Criptomoeda do Facebook segue com data de lançamento indefinida

A criptomoeda do Facebook foi uma das novidades do ano de 2019 no criptomercado. Com um anúncio bombástico, a empresa do bilionário Mark Zuckerberg anunciou a entrada no setor de meios de pagamentos.

O projeto chamou a Libra inclusive de uma stablecoin, que teria uma blockchain própria. Isso porque, a moeda era imaginada para ser de um preço estável, com baixa volatilidade.

Dessa forma, o Facebook e a associação Libra imaginaram criar uma moeda lastreada em outras moedas fiduciárias. Ou seja, a Libra teria seu preço associado ao Dólar, Yen, Euro e outras moedas mais.

Contudo, não demorou muito para que governantes e empresas deixassem claro o receio do audacioso projeto. Para os dirigentes de bancos centrais, a novidade caiu como uma bomba, uma vez que estaria sendo criada uma grande concorrente aos BCs. Com isso, a Libra tem sido cada vez mais colocada para escanteio, com dificuldades perante legislações nada amistosas.

Em 2020, a Libra continua afirmando que será lançada, mesmo com ceticismo de alguns. A data prevista para lançamento da Libra ainda segue indefinida.

Libra Facebook
Libra Facebook

Siga o Livecoins no Facebook, Twitter, Instagram e YouTube.
Gustavo Bertolucci
Gustavo Bertoluccihttps://github.com/gusbertol
Graduado em Análise de Dados e BI, interessado em novas tecnologias, fintechs e criptomoedas. Autor no portal de notícias Livecoins desde 2018.
Condomínio Arte, em Miami, aceita Bitcoin como meio de pagamento

Condomínio de luxo em Miami passa a aceitar Bitcoin

Já pensou alugar um condomínio de luxo em Miami que aceita até Bitcoin como meio de pagamento? Muitas pessoas estão dispostas a morar no...
Tom Brady

Tom Brady adere ao Bitcoin e coloca foto com olhos a laser

A comunidade Bitcoin está alvoraçada com mais um fã da criptomoeda - Tom Brady (43). Ele, que é um famoso esportista, também é marido...
Bitcoin Brasil

Criptomercado está crescendo no Brasil, mas falta regulação

O mercado de criptomoedas está crescendo no Brasil e, em sua grande parte, impulsionado por traders que veem novas oportunidades de surfar nas ondas...

Cotação do Bitcoin por TradingView

Últimas notícias