Os testes na rede da criptomoeda do Facebook apontam que ela tem velocidade de transações similar a do Bitcoin. Com início em dezembro de 2020, os testes completaram um mês no final de janeiro.
Nos últimos anos, muito se falou da criptomoeda Libra, que seria o projeto lançado por várias empresas. Além do Facebook, a Coinbase, Spotify e até o Uber fazem parte do conselho da moeda.
Ao ver o movimento, muitos bancos centrais e governos reagiram, com medo da moeda ser uma ameaça a soberania dos países. Dessa forma, imposições e reuniões em torno do assunto stablecoin ganharam as manchetes do mundo.
Para buscar se afastar dos problemas, a criptomoeda do Facebook até mudou de nome, passando a se chamar Diem.
Criptomoeda do Facebook mostra velocidade de transações similar ao Bitcoin nos primeiros testes
No setor de pagamentos digitais, um dos conceitos mais importantes é o de Transações Por Segundo, ou, TPS. Essa métrica é utilizada para medir a capacidade de processamento de uma rede, mostrando a escalabilidade dela.
Caso uma pessoa queira utilizar o Bitcoin para enviar uma transação hoje, ele poderá utilizar a rede (on chain) ou tecnologias subjacentes como a Lightning Network.
De acordo com dados do site Blockchain.com, o Bitcoin hoje está operando com o TPS em 3.80. Os dados são referentes a média dos últimos 30 dias.
O site In Diem então tem monitorado as transações feitas pela criptomoeda do Facebook desde 16 de dezembro de 2020. Segundo as informações apuradas na rede de testes da moeda, em pouco mais de um mês, a média de TPS da Diem é de 4.
Ou seja, a criptomoeda do Facebook, que poderia começar a funcionar com uma base de mais de 2 bilhões de pessoas, é ligeiramente superior ao Bitcoin. Isso, é claro, considerando apenas a rede on chain do Bitcoin e os primeiros testes feitos com a Diem.
Qual o melhor TPS de cada rede hoje?
O Bitcoin ao longo de sua história sempre teve uma capacidade média estável. Em dois momentos de sua história, uma vez em 2017 e outro em 2019, o Bitcoin processou 4,20 transações por segundo, sendo o registro mais rápido da rede.
Com poucos dias de testes, no entanto, a Diem já alcançou a marca de 9 transações por segundo em raros momentos. Mesmo o valor mais alto da Diem ainda não supera a criptomoeda Ethereum, por exemplo, que processa em média 15 transações por segundo.
Meios de pagamentos digitais centralizados como a Visa, por exemplo, processam em média mil TPS. Ou seja, as criptomoedas públicas, como Bitcoin e Ethereum, e privadas, como a Diem, ainda não conseguiram mostrar uma capacidade como a Visa.
Vale o destaque que a comunidade Bitcoin criou a Lightning Network como uma alternativa para transações mais rápidas. Já o Ethereum, que está colocando em prática o Plasma, também deverá melhorar sua capacidade.