O ex-presidente do Banco Central do Brasil, Ilan Goldfajn disse em uma entrevista recente que a criptomoeda é um jogo especulativo.
Conhecido por comandar o BC entre 2016 e 2019, quando Michel Temer foi o presidente do Brasil, Ilan Goldfajn é um economista israelense-brasileiro que passou seu cargo para o atual presidente Roberto Campos Neto.
Vale lembrar que durante a gestão de Temer o Brasil aprovou várias medidas na economia, momento do qual o banco central teve como força a aprovação do projeto para tornar a autarquia autônoma.
A principal missão de Ilan quando ocupou o cargo era manter a inflação em níveis baixos e dentro da meta estabelecida pelo Conselho Monetário Nacional (CMN), o que de fato acabou acontecendo, com o IPCA saindo de 9,32% para 2,76% e a Selic também operando em baixa durante sua gestão.
Ex-presidente do BC diz que “criptomoeda é apenas um jogo especulativo”
Nos últimos dias, o professor e ex-presidente do BC Ilan Goldfajn voltou a comentar publicamente sobre vários pontos que afetam a economia brasileira. A capacidade de pagar as contas públicas, ineficiência produtiva do país, dentre vários outros pontos foram debatidos por ele.
Atualmente atuando como presidente do conselho do Credit Suisse no Brasil e futuro diretor do FMI, Ilan acabou falando sobre as criptomoedas, um setor em alta no país e no mundo.
Questionado sobre qual a sua visão sobre o assunto, o executivo declarou ao NeoFeed que este é um mercado altamente especulativo, que tem um ativo escasso no meio, se referindo possivelmente ao Bitcoin.
Ele lembrou que uma característica dessa criptomoeda é que similar ao ouro, precisa ser minerada. Contudo, apesar de ser escasso, é um recurso que não tem finalidade nenhuma, segundo Ilan.
“Com o ouro, pelo menos você faz um brinquinho, uma corrente, aí você compra o ouro e ele sobe e desce”.
Após falar que a criptomoeda é um ativo especulativo, o ex-presidente do BC declarou que este mercado é apenas um jogo e que as pessoas podem brincar nele como em um casino.
Quem nasceu primeiro: a blockchain ou as criptomoedas?
Durante sua breve fala sobre o mercado de criptomoedas, Ilan Goldfajn elogiou a criação da blockchain como tecnologia, que tem casos úteis.
Mas em sua opinião, a blockchain criou as criptomoedas “como um efeito colateral”, uma fala que coloca em análise o surgimento desta tecnologia no mundo. Apesar de habitar há anos as discussões teóricas pelo mundo, a blockchain surgiu na prática apenas após a criação do Bitcoin, feita por Satoshi Nakamoto.
De qualquer forma, ele é mais um ex-presidente do BC a criticar as criptomoedas no Brasil, visto que Armínio Fraga declarou em setembro de 2020 que o “Bitcoin não deverá ir a lugar nenhum”.