Criptomoeda focada em privacidade valoriza enquanto mercado opera em queda

A ZCash (ZEC), criptomoeda focada em privacidade, está indo na contramão do mercado nesta terça-feira (9). Enquanto Bitcoin e Ether estão operando em queda de ~4%, a cripto que é apoiada por Edward Snowden, chegou a valorizar 14%.

Outra moeda que acompanhou a subida da ZEC foi a antiga ZenCash (ZEN), hoje conhecida como Horizen. Tal projeto é um fork do ZCash, também focado em privacidade, porém com algumas mudanças no modelo monetário.

A alta acontece em meio a sanções dos EUA sobre mixers de criptomoedas. Apesar disso, outros grandes nomes como Monero (XMR) e Secret (SCRT) não seguiram o mesmo caminho, mostrando que existem diferenças entre elas.

Motivos pelo qual a ZCash (ZEC) disparou no mercado

Nesta segunda-feira (8), os EUA emitiram sanções contra um dos mais famosos mixers de criptomoedas, o Tornado Cash. Nesta “caça às bruxas” contra a privacidade, seria natural imaginar que moedas focadas em anonimato despencariam, mas não foi isso que aconteceu.

O motivo da alta da ZCash (ZEC) foi explicado no próprio blog da Electric Coin, empresa responsável pelo desenvolvimento desta criptomoeda. Segundo a mesma, o ZCash cumpre todos os requerimentos governamentais possíveis, sendo possível negociá-la em exchanges americanas.

“O Zcash é complacente e totalmente compatível com os padrões globais de AML/CFT, incluindo todas as recomendações finais do GAFI, a Quinta Diretiva Antilavagem de Dinheiro da União Europeia e os regulamentos antilavagem de dinheiro dos Estados Unidos,” aponta o texto da Electric Coin. “É aprovado pelo Departamento de Serviços Financeiros do Estado de Nova York (NYDFS), um requisito fundamental para listagem nas principais exchanges, como Gemini e Coinbase.”

Curiosamente, a subida acontece enquanto todo setor está no vermelho, incluindo o Bitcoin, maior moeda do mercado, assim como outras moedas privadas, como Monero (XMR), banida nos EUA.

ZCash (ZEC) e Horizen (ZEN) são umas das poucas em alta nesta terça-feira (9). Fonte: Coin360.

Outra moeda privada que teve ganhos similares, e até maiores, que a ZCash foi um antigo fork da própria ZEC. Em seu lançamento, a moeda era chamada de ZenCash, sendo posteriormente renomeada para Horizen. A principal diferença entre as duas está no sistema monetário, enquanto desenvolvedores da ZEC ficam com 20% das novas moedas mineradas, essa taxa não existe na ZEN.

Como uma moeda privada é permitida nos EUA?

A razão pela qual a ZCash e a Horizen são negociadas em exchanges americanas é que nem todas transações são privadas. Em outras palavras, os usuários podem optar por tal ferramenta e, sobretudo, tais exchanges só aceitam transações “comuns”, ou seja, aquelas cujo todos dados — como montante, remetente e destinatário — podem ser verificados abertamente na blockchain.

Portanto, parece não haver grande diferença entre ZEC, ZEN e outras criptomoedas comuns como o Bitcoin e o Ethereum. Apesar disso, investidores são livres para realizar transações anônimas dentro da rede quando bem entenderem.

Curiosamente, até mesmo Satoshi Nakamoto sabia da existência da tecnologia Zero Knowledge (conhecimento zero) ainda em 2010. Contudo, isso era algo novo e inexistente, tornando-se mais difundida apenas em 2016 com o lançamento da própria ZCash. Outra grande moeda que visa implementar tal tecnologia é o Ethereum através dos ZK-SNARKs e ZK-STARKs.

Ganhe até R$ 100 ao se cadastrar na melhor corretora de criptomoedas para traders do mundo. Acesse: Bybit.com

Entre no nosso grupo exclusivo do WhatsApp | Siga também no Facebook, Twitter, Instagram, YouTube e Google News.

Henrique HK
Henrique HKhttps://github.com/sabotag3x
Formado em desenvolvimento web há mais de 20 anos, Henrique Kalashnikov encontrou-se com o Bitcoin em 2016 e desde então está desvendando seus pormenores. Tradutor de mais de 100 documentos sobre criptomoedas alternativas, também já teve uma pequena fazenda de mineração com mais de 50 placas de vídeo. Atualmente segue acompanhando as tendências do setor, usando seu conhecimento para entregar bons conteúdos aos leitores do Livecoins.

Últimas notícias

Últimas notícias