Criptomoeda focada em RWA sofre ataque e despenca 98%

A falha foi sentida diretamente no mercado. No momento desta redação, a criptomoeda ligada à Curio opera em queda diária de 98%.

Em nota publicada no último sábado (23), a equipe da Curio Ecosystem informou que hackers conseguiram explorar uma falha em um contrato inteligente dentro de seu ecossistema. Como consequência, o token Curio Governance (CGT) perdeu 98% de seu valor.

Na sequência, a Curio pediu para que investidores “sejam gentis” enquanto esperam a publicação de um plano de recuperação. Os comentários, no entanto, são desagradáveis, com diversos perfis acusando os desenvolvedores de terem aplicado um golpe.

“Alerta da comunidade: acabamos de ser notificados sobre uma exploração de contrato inteligente em nosso ecossistema. Infelizmente, o contrato inteligente baseado em MakerDAO usado em nosso ecossistema foi explorado no lado Ethereum”, informou a Curio. “Estamos abordando ativamente a situação e manteremos você atualizado. Fique tranquilo, todos os contratos da Polkadot e da Curio Chain continuam seguros.”

“Isto impactou apenas uma parte do nosso ecossistema, destacando a importância de uma infraestrutura multichain. Por favor, tenha a gentileza de aguardar a publicação de um plano de recuperação.”

A falha foi sentida diretamente no mercado. No momento desta redação, a criptomoeda ligada à Curio opera em queda diária de 98%.

Curio Governance Token (CGT) despenca 98% após protocolo sofrer hack milionário. Fonte: CoinMarketCap.
Curio Governance Token (CGT) despenca 98% após protocolo sofrer hack milionário. Fonte: CoinMarketCap.

Em suas redes sociais, o projeto afirma estar envolvido no setor de RWA, ou seja, tokenização de ativos do mundo real (Real World Assets). A sigla atraiu a atenção do mercado na semana passada após a BlackRock criar um fundo voltado para esse setor.

Vulnerabilidade permitiu a criação de 1 bilhão de criptomoedas

Segundo comunicado da empresa de segurança Cyvers, a vulnerabilidade resultou na criação de 1 bilhão de tokens CGT. O hack de R$ 80 milhões foi pequeno quando comparado a outros, mas ainda assim é suficiente para lembrar dos riscos do setor.

“ALERTA: A Curio Ecosystem foi alvo um exploit de US$ 16 milhões envolvendo um contrato inteligente baseado em MakerDAO dentro de seu ecossistema!”, escreveu a Cyvers. “A exploração parece ser resultado de uma vulnerabilidade lógica de acesso de permissão. O invasor aproveitou essa vulnerabilidade para cunhar 1 bilhão de CGT adicional.”

Dados públicos apontam que a oferta máxima de CGT é de apenas 100 milhões de unidades. No entanto, exploradores de blocos como o EtherScan mostram que o endereço do hacker contém 996 milhões de tokens no momento desta redação. Os outros 4 milhões provavelmente foram despejados no mercado, causando a queda mencionada acima.

Endereço de suposto hacker da Curio contém 996 milhões de tokens CGT. Fonte: EtherScan/Reprodução.
Endereço de suposto hacker da Curio contém 996 milhões de tokens CGT. Fonte: EtherScan/Reprodução.

Por hora, investidores lesados pelo incidente esperam por uma posição da equipe da Curio. Nos comentários, alguns acreditam que a empresa fará um snapshot dos saldos antes do ataque, criando um novo contrato para realizar a distribuição das moedas.

$100 de bônus de boas vindas. Crie sua conta na melhor corretora de criptomoedas do mercado ganhe até 100 USDT em cashback. Cadastre-se

Siga o Livecoins no Google News.

Curta no Facebook, TwitterInstagram.

Entre no nosso grupo exclusivo do WhatsApp | Siga também no Facebook, Twitter, Instagram e YouTube.

Henrique HK
Henrique HKhttps://github.com/sabotag3x
Formado em desenvolvimento web há mais de 20 anos, Henrique Kalashnikov encontrou-se com o Bitcoin em 2016 e desde então está desvendando seus pormenores. Tradutor de mais de 100 documentos sobre criptomoedas alternativas, também já teve uma pequena fazenda de mineração com mais de 50 placas de vídeo. Atualmente segue acompanhando as tendências do setor, usando seu conhecimento para entregar bons conteúdos aos leitores do Livecoins.

Últimas notícias

Últimas notícias