A criptomoeda Hedera (HBAR) caiu em meio aos problemas encontrados em sua rede, nessa quinta-feira (9). Com a situação ainda sob investigação e com poucas informações ao público, várias plataformas DeFi do ecossistema pausaram seus serviços.
O preço da HBAR caiu para US$ 0,058, com perda de 4% nas últimas 24 horas, enquanto a moeda investiga o caso. Vale lembrar que desde sua alta do mercado em 2021, o preço da criptomoeda da Hedera já havia despencado 89%.
Como ainda não está claro o que ocorreu na rede da 35.ª maior criptomoeda do mercado, muitos acompanham de perto o caso.
O que diz a fundação HBAR sobre o problema?
Em nota, ainda sem muito o que falar, a Fundação HBAR destacou apenas que foram detectados problemas na rede. A situação já afeta vários dApps, os aplicativos descentralizados, que funcionam com a rede como infraestrutura.
Como meio de encontrar a causa dos problemas, todos os parceiros afetados já estão em contato com a fundação responsável pela manutenção do ecossistema.
“Percebemos irregularidades na rede que estão afetando vários dApps da Hedera e seus usuários. A Fundação está em comunicação com os parceiros afetados. Estamos monitorando e trabalhando para ajudar a resolver o problema. Aguarde mais informações.”
We’ve noticed network irregularities that are impacting various Hedera dApps and their users.
The Foundation is in communication with impacted partners. We’re monitoring and working to help resolve the issue.
Please standby for more information.
— HBAR Foundation (@HBAR_foundation) March 9, 2023
Perfil oficial da criptomoeda Hedera diz que contratos inteligentes estão com problemas
O core da equipe de manutenção da Hedera destacou que há um problema nos contratos inteligentes do ecossistema, que afetou plataformas DeFi.
Assim, as primeiras informações indicam que uma atualização para toda a rede já é uma via analisada, embora não esteja claro quais os impactos da medida ao mercado.
“A equipe principal Hedera está investigando ativamente a irregularidade do contrato inteligente que foi descoberta. Eles estão trabalhando diretamente com equipes em todo o ecossistema DeFi para determinar a causa e o impacto potencial. As atualizações serão fornecidas assim que estiverem disponíveis.”
The @hedera core team is actively investigating the smart contract irregularity that has been discovered.
They are working directly with teams across the DeFi ecosystem to determine the cause and potential impact.
Updates will be provided as they become available.
— Hedera (@hedera) March 9, 2023
De qualquer forma, o caso chamou atenção de vários investidores do ecossistema, que não conseguem ter acesso aos serviços de DeFi que utilizam. Isso porque, com os serviços parados aguardando atualizações de segurança na rede, não há informações sobre quando os serviços voltarão a funcionar normalmente.
Plataforma DeFi pede calma aos investidores, que aguardam restabelecimento de serviços
Os serviços DeFi da Hedera, alguns como Pangolin, HeliSwap, HashPort, entre outros, seguem entre os afetados. Em nota ao público, a HeliSwap pediu calma a todos os investidores que possuem fundos nas plataformas, que devem aguardar por comunicações oficiais e evitarem o desespero.
“Qualquer outra coisa é especulação e deve ser tomada com extrema cautela“, disse o serviço.
Update: There is a lot of speculation going on at the moment. Please remain calm and wait for communication from @Pangolin_Hedera , @HashportNetwork , @HeliSwap_DEX or @HBAR_foundation on this matter.
Anything else is speculation and to be taken with extreme caution!
— HeliSwap (@HeliSwap_DEX) March 9, 2023
Como não está claro o que aconteceu, há rumores de um ataque hacker no ecossistema, mas nada ainda confirmado. De qualquer forma, a orientação da HeliSwap envolve um pedido para que traders que possuem liquidez nas corretoras descentralizadas removam seus valores e guardem em carteiras seguras.