Símbolo da criptomoeda Dash.
A rede da criptomoeda Dash começou a semana com uma pane total, que a levou a ter problemas na geração de novos blocos e preocupa mineradores e a corretora Binance.
Antigamente uma das maiores do mercado, a Dash perdeu grande prestígio desde 2017, quando a moda das criptomoedas de masternodes chegou ao fim. O investimento para ser um masternode Dash já custou mais de 2 milhões de reais, mas quem investiu no ativo acumula perdas nos últimos anos.
Nos últimos dias a rede aguardava uma nova atualização para buscar melhorar sua estrutura, e agora convive com uma luta desesperada contra o tempo para que o projeto não morra de vez.
No início da madrugada desta segunda-feira (22), o CTO da Dash Core Group, Samuel Westrich, se dirigiu ao Twitter com uma notícia nada agradável para a comunidade.
De acordo com ele, a pane na produção de blocos da Dash surgiu enquanto uma nova versão do Core da altcoin era habilitada. Em nota, ele declarou que toda a equipe está empenhada em resolver o problema.
“Ocorreu um problema durante a ativação v19 do Dash Core. A cadeia está paralisada e atualmente não está produzindo blocos. Estamos todos investigando o problema. Continuarei com atualizações no Twitter conforme tivermos mais informações.”
Apesar da nota do CTO, conforme apurou o Livecoins, a produção de blocos na blockchain da Dash já acumula 13 horas de paralisação, segundo dados do Blockchair.
Apesar da pausa de novos blocos em sua rede, o preço da criptomoeda DASH desvalorizou apenas 0,22% nas últimas 24 horas, cotada em 43 dólares por unidade.
Os piores impactos da rede suspensa da Dash envolve os próprios mineradores que ainda acreditam na moeda e ainda mantém suas máquinas ligadas para validar transações do ecossistema.
Em nota, a Binance Pool afirmou que suspendeu as recompensas em Dash temporariamente, enquanto a rede não normalizar.
“Devido à situação após a ativação v19 do Dash Core, a rede Dash (DASH) pausou temporariamente a produção de novos blocos. Dessa forma, o Binance Pool suspenderá temporariamente a distribuição de recompensas de mineração DASH até que a rede retome a produção de blocos. Nenhum outro anúncio será postado.”
Na tarde desta segunda, a comunidade Dash percebeu a chegada de uma correção ao problema. Agora, todos aguardam que os maternodes e mineradores atualizem para a nova versão.
Apesar da atualização de contenção dos problemas, a própria Dash reconhece que a atualização nova carrega erros, que todos devem se atentar. Ao que tudo indica, a rede pode voltar a funcionar nas próximas horas, mas ainda sem a total segurança esperada.
“Esta versão deve resolver a parada da rede assim que um número suficiente de masternodes e mineradores for atualizado. Esteja ciente dos problemas conhecidos listados no anúncio de lançamento. Uma reindexação pode ser necessária.”
Com um passado outrora promissor, a Dash acumula uma desvalorização de 97% em seu preço em Dólar desde o final de 2017. Assim, muitos que investiram no projeto abandonaram com os acúmulos de queda e o recente problema em nada ajuda a moeda, que arrisca sair do TOP 100 market cap após seguida perda de confiança da comunidade.
Comentários