A Coinbase, maior corretora de criptomoedas dos EUA, anunciou a intenção de listar o projeto Stader (SD) em sua plataforma nesta terça-feira (9). A criptomoeda opera em alta de 64% nas últimas 24 horas devido ao comunicado.
De qualquer forma, vale notar que a Stader ainda não foi listada na Coinbase. Sendo assim, são outras corretoras que estão lucrando com o aumento de 103% do volume de negociações.
O motivo da Coinbase estar deixando dinheiro na mesa é bastante simples. Em 2022, Ishan Wahi, então gerente de produtos da corretora, foi preso por insider trading nos EUA.
Resumindo o caso, Wahi repassava informações de listagens para seu irmão e outro amigo, Nikhil Wahi e Sameer Ramani, que lucravam ao comprar essas criptomoedas antecipadamente.
Portanto, a Coinbase adotou uma política de listagem diferente de outras corretoras logo após esse incidente. Embora não pareça ser a estratégia mais lucrativa, isso livra a corretora de problemas jurídicos, podendo sair mais barato que advogados.
Criptomoeda dispara após comunicado da Coinbase
Segundo a corretora, os anúncios de intenção de listagem são divulgados tanto em sua página quanto em seu Twitter, como aconteceu neste caso. Dado isso, quem acompanha as redes sociais da corretora conseguiu um bom lucro caso tenha agido rapidamente.
“Ativos adicionados ao roadmap hoje: Stader (SD).”
Assets added to the roadmap today: Stader (SD)https://t.co/rRB9d3hSr2
— Coinbase Assets 🛡️ (@CoinbaseAssets) July 10, 2024
Embora a Stader ainda não tenha sido listada de fato na Coinbase, a criptomoeda já apresenta uma alta de 64% desde o comunicado. O volume de aumentou 103%, mais um indício da animação do mercado com a notícia.
Independente disso, a Coinbase destaca que “transferências e negociações não são suportadas para estes ou quaisquer outros ativos até que uma listagem seja oficialmente anunciada”. A corretora não informou a data da listagem.
Por que criptomoedas sobem e descem com listagens?
Dentre os principais motivos para valorizações após listagens está o aumento da visibilidade de um projeto, bem como um maior volume e liquidez. No caso de grandes corretoras como Coinbase e Binance, tais anúncios sempre mexem no preços, já que elas são usadas tanto por baleias quanto por milhares de pequenos investidores.
Nessa semana, por exemplo, a Binance removeu quatro criptomoedas de sua plataforma, causando quedas de até 50%. Ao contrário do que acontece nas listagens, remoções acabam enfraquecendo esses projetos.
Por fim, embora seja difícil saber quais criptomoedas serão listadas ou removidas de uma corretora, a melhor dica é analisar o ativo.
Caso seja um projeto sólido e com demanda, obviamente ele possui mais chances de ser reconhecido por essas empresas. Por outro lado, ativos abandonados são mais propensos a serem removidos, causando quedas nos preços.