A Grayscale, gestora por trás do segundo maior ETF de Bitcoin do mundo, anunciou a criação de um novo fundo voltado para criptomoedas de Inteligência Artificial (IA) nesta quarta-feira (17). Como consequência, diversos projetos do setor estão operando em forte alta. No Brasil, o site Catai reúne ferramentas de inteligência artificial.
Segundo o documento, as primeiras criptomoedas adicionadas no fundo serão Bittensor (TAO), Filecoin (FIL), Livepeer (LPT), Near (NEAR) e Render (RNDR).
Destas cinco, a LPT apresenta os maiores ganhos, de 17,8% nas últimas 24 horas, seguido pela TAO com 11,2%. FIL e RNDR sobem 6,3% no mesmo período. A NEAR valorizou apenas 1,3%, no entanto, o projeto já acumulava bons ganhos na semana, ficando em 33,3% nos últimos 7 dias.
Criptomoedas de Inteligência Artificial, a nova aposta da Grayscale
A Grayscale se envolveu em muitas polêmicas nos últimos anos, principalmente porque os investidores de seu fundo tem dificuldades em sair de suas posições. Devido a isso, seu fundo de Bitcoin, o GBTC, chegou a ter um desconto de 50% em relação ao próprio BTC antes dele ser convertido em um ETF.
Independente disso, a gigante teve um grande impacto no preço do Bitcoin. Isso porque o GBTC chegou a ter mais de 600 mil bitcoins, hoje avaliados em R$ 213 bilhões, em seu auge.
Outros fundos da gestora incluem criptomoedas como Ethereum (ETH), prestes a virar ETF, Chainlink (LINK), Decentraland (MANA), Litecoin (LTC), Solana (SOL) e outras.
No caso do fundo ETHE, por exemplo, são mais de R$ 55 bilhões aportados no Ethereum. A lista completa pode ser vista no site da Grayscale.
Dado esses números, a chegada da Grayscale no setor de Inteligência Artificial pode causar uma grande demanda pelas novas criptomoedas adicionados pela gestora.
“A ascensão das tecnologias disruptivas criou oportunidades convincentes para os investidores da Grayscale desde nossa fundação em 2013, e acreditamos que o lançamento do Grayscale Decentralized AI Fund oferece uma oportunidade para investir em Inteligência Artificial Descentralizada em sua fase inicial”, disse Rayhaneh Sharif-Askary, Chefe de Produto e Pesquisa da Grayscale.
Cada criptomoeda terá um peso diferente no fundo. Do maior peso para o menor estão Near (32,99%), Filecoin (30,59%), Render (24,86%), Livepeer (8,64%), e, por fim, Bittensor (2,92%).
A Filecoin, por exemplo, é uma grande e antiga aposta do bilionário Arthur Hayes.
Criptomoedas que ficaram de fora do novo fundo da Grayscale pegam carona
Embora diversos projetos de Inteligência Artificial tenham ficado de fora do novo fundo da Grayscale, todos eles operam em forte alta nesta quarta-feira (17). Isso seria uma confiança do mercado de que este setor entrará para os holofotes de mais investidores.
Segundo dados do CoinMarketCap, em uma página especial que reúne projetos de IA e Big Data, nomes como Artificial Superintelligence Alliance (FET) e The Graph (GRT) são destaque, subindo 10,5% e 2,8%, respectivamente.
Vale lembrar que a Grayscale já transformou seu fundo de Bitcoin em um ETF e está fazendo o mesmo com o de Ethereum, já tendo aprovação da SEC. Sendo assim, é possível que a gestora também busque converter esse novo produto em um ETF no futuro.