Criptomoedas ficam em segundo plano em Davos enquanto IA domina conversas

Enquanto as criptomoedas geraram amor e ódio nos anos anteriores em Davos, os participantes do Fórum Econômico Mundial parecem ter encontrado um assunto menos polêmico neste ano, a Inteligência Artificial.

Realizado anualmente em Davos, o Fórum Econômico Mundial serviu de palco para o Bitcoin e outras criptomoedas por diversos anos. No entanto, o evento foi dominado pelo setor de inteligência artificial (IA) em 2024.

Um bom exemplo disso é a presença de Bill Gates e Satya Nadella, fundador e CEO da Microsoft, respectivamente. Em trechos divulgados pela Bloomberg, ambos mostram-se maravilhados com o setor de IA, afirmando que essa tecnologia é o maior avanço de produtividade de nossa geração.

“A IA aumentará a produtividade em geral”, comentou Bill Gates, fundador da Microsoft. “Os mercados de capitais normais, com grande concorrência da Microsoft ao Google, impulsionarão isso e todos vocês deveriam prestar atenção nisso porque é tão dramático como isso melhora a produtividade.”

“O mundo será mais rico, trabalhará menos e terá mais.”

Criptomoedas em segundo plano no Fórum Econômico de Davos

Embora o encontro do Fórum Econômico Mundial tenha dado holofote para o Bitcoin e outras criptomoedas em suas edições anteriores, isso não significa que esses ativos eram amados, pelo contrário.

Em 2019, por exemplo, o CEO do PalPal aproveitou o engajamento do evento para falar mal do Bitcoin. Três anos mais tarde, em 2022, foi a vez de Kristalina Georgieva, diretora do Fundo Monetário Internacional (FMI), afirmar que o Bitcoin não poderia ser chamado de moeda.

Já na edição passada, de 2023, as criptomoedas deixaram de ser um dos principais assuntos em Davos. O motivo seria a falência da corretora FTX e outras gigantes do mercado, bem como o forte mercado de baixa no ano anterior.

Apesar do Bitcoin ter se recuperado em 2023 e da recente aprovação dos ETFs, até o momento pouco está se falando sobre o ativo. De qualquer forma, conversas de especulação sobre cortes de juros pelos bancos centrais dos EUA e da Europa podem interessar investidores.

Setor de Inteligência Artificial parece ser a nova tendência

Enquanto as criptomoedas geraram amor e ódio nos anos anteriores em Davos, os participantes do Fórum Econômico Mundial parecem ter encontrado um assunto menos polêmico neste ano, a Inteligência Artificial.

“Hoje, existem muito poucos estandes de criptomoedas ao longo do Promenade. São todas casas de IA, o que é bom”, disse Dante Disparte, CEO da Circle, empresa responsável pela stalbecoin USDC, para a CNBC. “Isso sugere que isso está se tornando uma tecnologia de segundo plano.”

“Há um garoto da nova tecnologia no mercado, o que significa que posso me tornar um jogador vintage. E não preciso explicar muito a tecnologia, então isso é encorajador.”

A principal empresa em foco é a OpenAI, responsável pelo ChatGPT e pelo Dall-E. Em conversa com a Bloomberg, Satya Nadella, CEO da Microsoft, comentou sobre a parceria entre as duas empresas.

“As pessoas falam sobre desenvolvimento orgânico, sobre M&A, mas não tanto sobre quanto valor de empresa é criado com uma parceria”, disse Nadella. “Então esse é o espírito com o qual penso sobre a OpenAI.”

Há cerca de um ano, a Microsoft investiu US$ 10 bilhões na OpenAI, uma aposta que essa tecnologia poderia favorecê-los em sua briga contra o Google, que precisou correr para apresentar produtos similares a seus usuários.

$100 de bônus de boas vindas. Crie sua conta na maior corretora de criptomoedas do mundo e ganhe até 100 USDT em cashback. Acesse Binance.com

Entre no nosso grupo exclusivo do WhatsApp | Siga também no Facebook, Twitter, Instagram e YouTube.

Henrique HK
Henrique HKhttps://github.com/sabotag3x
Formado em desenvolvimento web há mais de 20 anos, Henrique Kalashnikov encontrou-se com o Bitcoin em 2016 e desde então está desvendando seus pormenores. Tradutor de mais de 100 documentos sobre criptomoedas alternativas, também já teve uma pequena fazenda de mineração com mais de 50 placas de vídeo. Atualmente segue acompanhando as tendências do setor, usando seu conhecimento para entregar bons conteúdos aos leitores do Livecoins.

Últimas notícias