- Anúncio -
Início Altcoins Criptomoedas oráculos valorizam muito, melhores de 2020

Criptomoedas oráculos valorizam muito, melhores de 2020

Ao resolver um problema para o setor de blockchains, altcoins chamam atenção!

A função de Chainlink e Oráculos na Web3
Oráculo de Delfos na Grécia Antiga. Imagem: Pixabay.com

O Bitcoin é a maior e mais valiosa moeda digital do mercado de criptomoedas, mas tem perdido dominância em 2020. Com essa perda, as criptomoedas do tipo oráculo valorizam muito nos últimos meses, superando o desempenho da principal moeda.

- Anúncio -

Com mais de 5 mil criptomoedas existentes em 2020, é difícil a tarefa de escolher qual a moeda digital preferida. Isso porque, com várias tecnologias diferentes sendo criadas, novos investidores acreditam que podem ficar ricos rápido com alguma “moeda especial”.

Esse certamente não é a realidade, sendo que algumas moedas alternativas não duram nem um ano. Ou seja, antes de investir no mercado, o ideal é buscar o conhecimento sobre o Bitcoin e os fundamentos. Dessa forma, caso algum investidor acredite que deve se arriscar em moedas alternativas, saberá que pode correr um risco maior.

Criptomoedas oráculos valorizam mais que o Bitcoin em 2020, desempenho é especulação?

As criptomoedas passaram a ser um tema popular nos últimos anos, com toda a história tendo iniciado com o Bitcoin. Fundado em 2009 por Satoshi Nakamoto, o Bitcoin é a moeda mais segura desse mercado emergente.

Mesmo assim, com o passar dos anos, surgiram moedas importantes para o mercado de criptomoedas, como a Ethereum, por exemplo. Ao anunciar inovações para a tecnologia blockchain, a Ethereum criou principalmente os chamados smart contracts, ou contratos inteligentes.

Com diversas aplicações, os contratos inteligentes possuem apenas uma falha: não conseguem captar informações do mundo real. Para resolver esse problema, foram criadas as chamadas criptomoedas com poder de oráculo (previsão).

A principal criptomoeda oráculo hoje é a Chainlink (LINK), que tem tido uma importante valorização no mercado pelo seu destaque. Apenas em 2020, o preço da LINK disparou 452% em relação ao dólar, cotada hoje em R$ 57 cada moeda.

Puxadas pela valorização da LINK e interesse nessa tecnologia, as criptomoedas oráculos também valorizam no ano. Outra que tem sido destaque nesse setor é a Band Protocol, que já ganhou, apenas em 2020, 3296% de valorização. O preço da BAND hoje é R$ 52 por unidade. Não se sabe se o movimento de valorização é apenas uma especulação, mas tem sido destaque, apontam analistas da Messari.

Analistas apontam que mercado de oráculos é promissor e Chainlink é a referência

De acordo com analistas da Messari Crypto, o potencial das criptomoedas oráculos é alto. Como a tecnologia blockchain não consegue se comunicar com dados externos, a função dos oráculos poderia ser fundamental para inovar mais ainda as criptomoedas.

Os analistas afirmaram que apenas essa ideia tem impulsionado o mercado de criptomoedas oráculo. Dessa forma, o desempenho dessas altcoins está entre os melhores de 2020.

Contudo, a Messari aponta que o bom desempenho desses ativos está ancorado na valorização da Chainlink. De todos os mais conhecidos, apenas a Band Protocol tem conseguido fechar parceiras da mesma magnitude da Chainlink, logo, justificaria sua valorização. Tais parcerias recompensariam as moedas, que explodem de valor.

Mesmo assim, outros projetos podem estar supervalorizados, e passando por especulação, uma dúvida atual dos analistas. Confira na tabela abaixo as principais criptomoedas destaque no estudo da Messari e sua respectiva valorização em 2020:

Tokens oráculos (criptomoedas)
Oráculos – Reprodução/Messari

Cabe o destaque que o Bitcoin é uma moeda mais segura e antiga, sendo a negociação de altcoins um mercado de alto risco. Além disso, o desempenho passado não é garantia de futuro, ou seja, mesmo para quem se interessar por algum projeto de altcoin hoje, deve estudar bastante antes de realizar sua compra.