Criptomoedas small cap são os destaques recentes

Bitcoin é a moeda com maior capitalização de mercado!

Siga no
Criptomoedas: Bitcoin e Altcoins
Criptomoedas: Bitcoin e Altcoins

As criptomoedas não são empresas, nem ações de bolsa de valores, por exemplo, mas possuem um valor de mercado. Nas últimas semanas, as criptomoedas small cap (baixa capitalização), ao contrário do Bitcoin, têm registrado alguns movimentos.

Em bolsa de valores, ações small cap são aquelas que possuem valor de mercado, capitalização, entre U$ 300 milhões e U$ 2 bilhões. Tal conceito, com o surgimento das criptomoedas, também pode se aplicar às moedas digitais.

Contudo, o Bitcoin concentra a maior capitalização das criptomoedas, sendo mais que 61% desse mercado empregado no BTC. Em seguida, criptomoedas como Ethereum, Tether, Ripple e Bitcoin Cash aparecem entre às cinco maiores capitalizações hoje.

Menos famosas, criptomoedas small cap são os maiores destaques recentes

Com a maior participação dentre as criptomoedas, o Bitcoin normalmente dita o rumo do mercado. Quando seu preço valoriza muito, as demais criptomoedas, também se valorizam.

Entretanto, quando seu preço cai, as demais criptomoedas alternativas, altcoins, também caem. Essa volatilidade no preço do Bitcoin é algo comum de ser visto, e uma característica dessa moeda, considerada por um famoso analista, recentemente, como ativo de risco.

Para quem acompanha este mercado, contudo, os últimos meses têm sido atípicos, uma vez que a volatilidade do Bitcoin é a menor em meses. Para traders dessa criptomoeda, o movimento de baixa volatilidade não é interessante para realizar operações.

Dessa forma, os traders, de acordo com a agência Weiss Crypto Ratings, buscam refúgio nas criptomoedas. Ao observar um pouco mais fundo o mercado de criptomoedas, a Weiss afirmou que criptomoedas small e mid cap são os destaques recentes.

Cabe o destaque que criptomoedas com baixo valor de mercado normalmente não possuem grande liquidez. Além disso, podem apresentar mais riscos aos investidores desses projetos, em relação ao Bitcoin.

Criptomoedas mid e large caps também registram altas valorizações

As criptomoedas mid caps, aquelas com valor entre U$ 2 e U$ 10 bilhões de mercado, tem dado alegrias para investidores. Nas últimas semanas, o destaque das mids pode ser para a Dogecoin, que teve uma expressiva alta no mercado.

Isso porque, a moeda DOGE foi alvo de uma brincadeira no aplicativo Tik Tok, que a levou a uma valorização enorme. Além disso, no último final de semana, o CEO da Tesla e SpaceX, Elon Musk, publicou um meme da Dogecoin (DOGE) em seu Twitter, que novamente valorizou a moeda. A Dogecoin hoje tem U$ 2,18 bilhões de mercado.

Com o Bitcoin “paralisado”, na última semana foi a vez da large cap Chainlink explodir, chegando a obter ganhos na casa de dois dígitos em poucos dias. Essa intensa valorização no preço da LINK levou a moeda a ser considerada a 8.ª maior hoje, com 16,24 bilhões de dólares de capitalização.

Já a Cardano, criptomoeda que figura entre às seis principais hoje, alcançou a marca de U$ 20 bilhões de market cap. Com uma intensa valorização recente, sua comunidade aguarda por lançamentos, que colocaram o preço da ADA em um rally recente.

Outra que teve um bom comportamento recente, e alcançou U$ 10 bilhões de market cap, foi a XLM. Na última semana, a Stellar fechou uma parceria importante com a Samsung, gigante sul-coreana de tecnologia. Dessa forma, o preço da Stellar subiu muito, com a moeda sendo a 14.ª mais importante hoje.

Finalmente, com o preço do Bitcoin permanecendo em águas calmas, os holofotes de volatilidade se voltaram para altcoins. Claro que os traders acompanham os movimentos atentos, cientes que o risco dessas alternativas, em relação ao Bitcoin, são certamente maiores.

Siga o Livecoins no Facebook, Twitter, Instagram e YouTube.
Gustavo Bertolucci
Gustavo Bertoluccihttps://github.com/gusbertol
Graduado em Análise de Dados e BI, interessado em novas tecnologias, fintechs e criptomoedas. Autor no portal de notícias Livecoins desde 2018.
Ethereum no pano

Ethereum ultrapassa Netflix, Coca-Cola e L’Oreal em valor de mercado

Na manhã deste sábado (10), o Ethereum, segunda maior criptomoeda do mundo em termos de capitalização de mercado, estabeleceu um novo recorde de preço,...
Bandeira da Rússia amassada

Banco central russo deve lançar moeda digital em 2023

Funcionários do Banco Central da Rússia revelaram que estão trabalhando no desenvolvimento do Rublo digital, a moeda digital do país que deve ser lançada...

As falácias do consumo de energia do Bitcoin

O tópico mais recente na indústria de criptomoedas é o consumo de energia de prova de trabalho (Proof-of-work ou PoW) do Bitcoin e se...

Cotação do Bitcoin por TradingView

Últimas notícias