Neel Kashkari, presidente do Federal Reserve (FED) de Mineápolis, demonstrou não ser um grande fã das criptomoedas, tendo opiniões bem contrárias ao Bitcoin.
De acordo com o site InfoBae, Kashkari fez um discurso na Cúpula Anual da Região Econômica do Noroeste do Pacífico, realizada em Big Sky, Montana. Durante a apresentação ele não poupou ataques ao criptomercado e principalmente sobre como ele acredita que essas moedas causam problemas para a sociedade.
“Não vi nenhum caso de uso para as criptomoedas além do financiamento de atividades ilícitas, como o tráfico de drogas e a prostituição.”
Continuando em seu discurso, ele também afirmou que acredita que o criptomercado em sua grande maioria não passa de um golpe que enganam os investidores através de “milhares de moedas lixo” que são criadas.
“Criptomoedas são fraude, especulação, ruído e alvoroço (…) Existem milhares dessas moedas lixo que foram criadas. Algumas delas são completamente esquemas de Ponzi. Elas enganam as pessoas para que elas invistam dinheiro e então os fundadores as enganam.”
Sua coin
Mesmo com as fortes opiniões negativas, Neel “escorregou” durante o seu discurso e demonstro que não está 100% dentro do que representa o Bitcoin, confundindo a moeda com o termo geral para uma criptomoeda e até mesmo dizendo que “qualquer um pode criar seu próprio Bitcoin.
“Não há barreira para você criar seu próprio Bitcoin ou para eu criar o meu… Vou chamá-lo de Neelcoin ou então Larry pode criar o Larrycoin.”
Enquanto a frase não está errada, fica claro o uso errôneo do termo Bitcoin, seja por falta de conhecimento ou de forma deliberada. É possível sim que qualquer um crie uma criptomoeda, mas o Bitcoin é apenas um (tal como o Ethereum e outros projetos que funcionam) e não pode ser facilmente copiado ou falsificado.
Curiosamente, enquanto Neel parece preocupado com a possibilidade de que qualquer um pode criar criptomoedas, foi ele que no passado afirmou que o FED pode injetar dólares ilimitados na economia, que é literalmente não ter barreiras para criar seus próprios dólares.
Outro ponto que vale ressaltar é que o presidente do FED disse que “95%” das criptomoedas são fraude, com isso, temos 5% que, possivelmente, a instituição acredita que sejam moedas reais e que possam oferecer boas vantagens para o público.
Infelizmente, ele não deixou claro em quais moedas acredita.