Criptomoeda “promissora e fora do radar” desaparece com R$3 milhões dos investidores

O que diferencia este golpe de outros foi a sua elaboração, o CryptoEats chegou a fazer uniformes usando o logotipo da falsa empresa para usá-los em vídeos promocionais. Além de contar com a ajuda de vários influenciadores digitais para sua promoção.

Siga no

Golpes envolvendo arrecadação de dinheiro e então um abandono do projeto são bem comuns, mas a CryptoEats foi além. A falsa empresa usou influenciadores para promover o projeto, bem como chegou a fazer roupas com seu logo estampado. Tudo isso para sumir com cerca de 3 milhões de reais de quem acreditou no projeto.

O esquema foi detalhado pela Vice, que juntou evidencias de como o golpe foi mais elaborado do que outros ao usar canais de divulgação de comunicados de imprensa e outros meios para atingir o público.

Vale lembrar que estes influenciadores não perderam nada, muito pelo contrário. Eles ganham dinheiro promovendo o golpe e depois postaram uma nota dizendo que não sabiam de nada. Por isso, faça sempre uma pesquisa por conta própria antes de fazer qualquer investimento.

Golpe comum porém elaborado

O financiamento de projetos é algo comum no setor de criptomoedas, principalmente após a explosão das ICOs em 2017. E embora alguns projetos como a Binance Coin (BNB) tenham dado muito certo tanto para a própria empresa quanto para investidores, outros aproveitam esta facilidade para apresentar projetos falsos e sumir com o dinheiro arrecadado.

O projeto CryptoEats tratava-se de um concorrente ao UberEats e ao iFood, prometendo que seus usuários poderiam pagar por refeições usando criptomoedas, além de oferecer um serviço mais rápido de entrega. Quanto aos trabalhadores, eles ganhariam um salário fixo e outros benefícios.

O que diferencia este golpe de outros foi a sua elaboração, o CryptoEats chegou a fazer uniformes usando o logotipo da falsa empresa para usá-los em vídeos promocionais. Além de contar com a ajuda de vários influenciadores digitais para sua promoção.

Comunicados de imprensa

Além disso, o golpe também utilizou o serviço Globe Newswire, utilizado por muitas empresas para publicar comunicados de imprensa. Esta nota chegou a ser compartilhada pelo Yahoo.

Neste comunicado, a falsa empresa alegava ter arrecadado 8 milhões de dólares em 2020, usando este valor para estimar um valor de mercado de 1 bilhão de dólares.

Arquivo do falso comunicado de imprensa da CryptoEats. Fonte: Scarcity Studios

A nota também cita que testes já haviam sido feitos em Londres, com cerca de 1.000 pessoas, citando falsas parcerias com franquias famosas como McDonalds e Nando’s. Também vale notar que o CEO da falsa empresa, Wade Phillips, provavelmente não existe.

O site Globe Newswire já havia sido utilizado no mês passado para a propagação de notícias falsas como a parceria do Walmart com a Litecoin (LTC). O mesmo aconteceu com o site Accesswire envolvendo uma fake news sobre a SEC e a Ripple (XRP).

Nada acontece com influenciadores

Embora influenciadores sejam pagos para promover tais golpes, nada acontece com eles. Um deles alegou que seu vídeo foi feito para promover o aplicativo Crypto Eats e não a sua criptomoeda.

Portanto, embora este golpe tenha sido mais elaborado que outros, é importante lembrar que pesquisas próprias devem ser feitas, não seguindo indicações de ninguém. Enquanto seu dinheiro some, estes influenciadores, que não fazem nenhuma pesquisa, ganham dinheiro com vídeos, tweets e matérias promocionais.

Compre Bitcoin na Coinext

Compre Bitcoin e outras criptomoedas na corretora mais segura do Brasil. Cadastre-se e veja como é simples, acesse: https://coinext.com.br.



Siga o Livecoins no Facebook, Twitter, Instagram e YouTube.
Henrique Kalashnikov
Há mais de 5 anos trabalhando com criptomoedas, hoje escrevo artigos e notícias para o Livecoins.
Bitcoin na frente com traders desfocados ao fundo

Para Elon Musk, operar criptomoedas alavancado é “loucura”

O bilionário Elon Musk concordou com uma explicação sobre operar Dogecoin e criptomoedas alavancado no mercado é situação de alto risco para investidores. Operações em...
South-Park-Bitcoin

South Park imagina futuro com Bitcoin: “confiamos em esquemas Ponzi”

Qual desenho melhor para prever o futuro? South Park ou Os Simpsons? Ambos praticam a arte de tentar prever como será o mundo, oferecendo...

Carros de luxo são apreendidos em operação contra fraude com criptomoedas em Manaus

Na manhã deste sábado, a Polícia Civil do Amazonas (PC-AM) deflagrou a Operação Blockchain Fake para cumprir mandados de busca e apreensão e desarticular...
.

Cotação do Bitcoin por TradingView

Últimas notícias