Fake news sobre caso Ripple vs SEC diz que processo terminou

Nas últimas 24 horas, a XRP teve uma valorização de cerca de 11%, cotada em 1,03 dólar. Mesmo assim a moeda está longe do seu topo histórico, de 3,84 dólares por unidade, tanto por conta do processo da SEC quanto pela concorrência.

Siga no

Após um falso comunicado de imprensa envolvendo a Litecoin (LTC) e o Walmart no mês passado, hoje outra grande criptomoeda, a Ripple (XRP), passou pela mesma situação.

A fake news foi publicada pelo Accesswire, famoso site destinado a publicar comunicados de imprensa de companhias pública e privada, além de agências. O custo de tal publicação é baixo quando comparado ao lucro que os autores destas fake news podem obter.

A provável intenção destas fake news é mudar o humor do mercado, fazendo com que o preço das moedas suba para que os envolvidos possam lucrar com este movimento. Todavia é difícil analisar o real impacto sobre o preço da XRP, conforme todo o mercado de cirptomoedas se mostrou positivo após falas do FED e do BIS.

Surgimento de fake news em sites mainstream

Como as notícias apresentam grande influência na decisão do mercado de comprar ou vender certa criptomoeda, a mídia mainstream está sendo alvo destes ataques.

No mês passado, a LTC teve uma valorização de 35% em cerca de 15 minutos após a publicação de uma fake news sobre a adoção da criptomoeda pelo Walmart. A notícia, também publicada em um grande site de anúncios de imprensa, o Globenewswire, chegou a enganar a própria equipe do Litecoin que repostou seu link no Twitter.

O site no qual a notícia foi publicada, anunciou que está trabalhando com autoridades governamentais para prender o autor da fake news.

Fake news sobre caso SEC vs Ripple

A SEC instaurou um processo contra a Ripple em dezembro do ano passado, acusando a empresa de ter arrecadado 1 bilhão de dólares, 5,4 bilhões de reais na cotação atual, através de uma venda de títulos não regulamentados, neste caso da própria moeda nativa do protocolo Ripple, a XRP.

Devido a esta importante briga contra a justiça americana, embora a XRP tenha aumentado o seu valor de mercado em relação a data anterior ao processo, a moeda caiu da terceira posição em valor de mercado para oitava posição ao longo deste ano. No momento, a moeda ocupa a sexta colocação.

Caso a Ripple vença este processo, isso pode mudar o humor do mercado, fazendo com que o preço da moeda suba conforme o co-criador, Christian Larsen, e o atual CEO, Bradley Garlinghouse, sejam declarados inocentes.

Aparentemente este foi o motivo da fake news, tentar elevar o preço da XRP assim como aconteceu com o LTC para então obter lucro com a venda de XRP. O falso comunicado de imprensa foi falsamente assinado pelo CBO da Ripple, Eric van Miltenburg.

Conforme todas as moedas estão subindo no dia de hoje devido a fala do presidente do FED que não tem intenção de banir as criptomoedas e também devido ao relatório do BIS sobre a coexistência de CBDCs e stablecoins, é difícil mensurar o impacto real que a fake news teve no preço da XRP.

Nas últimas 24 horas, a XRP teve uma valorização de cerca de 11%, cotada em 1,03 dólar. Mesmo assim a moeda está longe do seu topo histórico, de 3,84 dólares por unidade, tanto por conta do processo da SEC quanto pela concorrência.

Siga o Livecoins no Facebook, Twitter, Instagram e YouTube.
Henrique Kalashnikov
Há mais de 5 anos trabalhando com criptomoedas, hoje escrevo artigos e notícias para o Livecoins.
Líder da Gas Consultoria Bitcoin em pronunciamento

“Faraó dos Bitcoins” continua preso após audiência de habeas corpus ser adiada

Glaidson Acácio dos Santos, o "Faraó dos Bitcoins", continua preso e seu pedido de habeas corpus será analisado apenas na próxima semana. Os clientes mais...
TradingView

TradingView: Mercado animado após lançamento do ETF de Bitcoin

EFT de Futuros BITO animou o mercado nessa terça-feira, empurrando o bitcoin até os 65mil dólares. Quanto tempo pode durar esse otimismo? Confira os...

Facebook não pode gerenciar criptomoedas, diz Senado americano

No mesmo dia do lançamento de sua carteira da Novi, carteira digital do Facebook, cinco senadores dos EUA escreveram uma carta para Mark Zuckerberg,...
.

Cotação do Bitcoin por TradingView

Últimas notícias