“Cuidado, não compre criptomoedas”, disse Vovô Rico antes de Operação da PF

Acusado de praticar golpes com a venda de robôs de investimentos foi alvo de Operação da PF.

Semanas após negar o envolvimento com o mercado de criptomoedas, o perfil conhecido como “Vovô Rico” foi alvo de uma operação da PF no Estado de São Paulo. As buscas ocorreram nas cidades de Campinas e Paulínia.

Em abril de 2023, o perfil de Vovô Rico emitiu um alerta aos seus seguidores, afirmando que não trabalhava com nada de criptomoedas, nem tinha negócios no setor.

Além disso, seu perfil afirmou que nunca prometeu retornos e que tudo não passava de golpes aplicados por terceiros contra sua imagem. Na ocasião, ele ainda pediu que seus 688 mil seguidores do Instagram tomassem “cuidado com as criptomoedas e que não as comprasse”.

Vovô Rico negava realizar operações com criptomoedas
Vovô Rico negava realizar operações com criptomoedas/Instagram.

Operação da PF apreendeu bens de Vovô Rico e suspeita de fraudes no mercado financeiro tradicional

Na última quarta-feira (17), a Polícia Federal em Campinas deflagrou a Operação Rompot, para apurar denúncias contra o Vovô Rico.

Os investigadores suspeitam que ele vendia robôs de investimentos fraudulentos, além de realizar operações de câmbio não autorizadas.

A PF em Campinas começou as investigações em fevereiro de 2023, após receber denúncias. Ao perceber que o suspeito comercializava robôs de investimentos não regulamentados, ficou claro a possibilidade de fraude.

Além disso, a PF apurou que os robôs estavam integrados a uma plataforma de corretora estrangeira, realizando operações com opções binárias. Tais operações são de alto risco e não regulamentadas pela Comissão de Valores Mobiliários.

A própria venda de robôs de investimentos deve solicitar regulação, o que o suspeito não realizou.

Vovô Rico vivia se mudando para vários endereços, diz PF

Em nota ao público, a Polícia Federal informou que apreendeu veículos de luxo e outros bens com os suspeitos. As buscas ocorrem nas cidades de Campinas e Paulínia.

Carros de luxo do Vovô Rico apreendidos pela PF
Carros de luxo do Vovô Rico apreendidos pela PF/Divulgação.

Mas para chegar ao suspeito, os agentes da PF tiveram dificuldade, visto que o Vovô Rico vivia se mudando de endereços.

Além disso, todos os veículos de luxo que ele utilizava em suas campanhas de marketing para recrutar novos clientes estavam em nomes de terceiros. A PF apura agora quantos brasileiros perderam dinheiro com a fraude financeira, pelas ofertas do investigado.

Caso condenado, Vovô Rico pode pegar até 12 anos de prisão por crimes contra o mercado de capitais e contra o sistema financeiro.

Vovô diz que culpa é de golpistas da internet

Mesmo com a operação da Polícia Federal, os perfis de Vovô Rico continuam ativos nas redes sociais, onde ele tentou se defender.

Em uma das publicações a que o Livecoins obteve acesso, ele afirma que nunca movimentou recursos de clientes, mas que apenas vendia sistemas de robôs. Segundo ele, ao configurar a conta de um cliente no software Meta Trader 5, por exemplo, o próprio robô realizava compras e vendas no mercado, sem interferência de sua equipe.

Por fim, ele ainda se diz vítima de golpistas da internet, que utilizam sua imagem para aplicar golpes contra investidores, principalmente com perfis falsos associados a sua imagem.

Vida de luxo nas redes sociais atraiu atenção dos investigadores

De qualquer forma, Vovô Rico vinha chamando atenção ao realizar promessas de ganhos rápidos e sempre associados ao luxo. Com a operação da PF, agora terá de responder nas investigações sobre sua possível fraude.

Em um de seus vídeos, ele gravou o pagamento de impostos no valor de R$ 122 mil e brincou que estava dando um apartamento “Minha casa, Minha vida” ao Governo Federal.

Vale lembrar que, promessas de lucros fáceis e rápidos pela internet costumam deixar rastros de prejuízos a investidores. Assim, ao perceber anúncios, é importante evitar se envolver com os esquemas.

Ganhe um bônus de R$ 100 de boas vindas. Crie a sua conta na melhor corretora de criptomoedas feita para Traders Profissionais. Acesse: bybit.com

Entre no nosso grupo exclusivo do WhatsApp | Siga também no Facebook, Twitter, Instagram, YouTube e Google News.

Gustavo Bertolucci
Gustavo Bertoluccihttps://github.com/gusbertol
Graduado em Análise de Dados e BI, interessado em novas tecnologias, fintechs e criptomoedas. Autor no portal de notícias Livecoins desde 2018.

Últimas notícias

Últimas notícias