Vereadores de Curitiba aprovam projeto de criptomoedas e prefeito deve selar futuro

Vereadora autora acredita que cidade que tem como lema a inovação não pode ficar parada quanto a um tema de relevância mundial.

Os vereadores de Curitiba aprovaram nos últimos dias uma sugestão ao executivo para a capital do Paraná aceitar criptomoedas como meio de pagamento para impostos municipais, a exemplo do Rio de Janeiro.

A proposta foi apresentada na última semana, quando o Livecoins apurou a existência da Proposição de número 205.00310.2022, com a autora Noemia Rocha.

O projeto recebeu na Câmara Municipal de Curitiba sua aprovação, que ainda é apenas simbólica, visto que os vereadores estão apenas sugerindo ao prefeito que aprove regras para o setor.

A justificativa para isso seria de que o Rio de Janeiro já trabalha com a hipótese de ser a primeira capital brasileira a aceitar criptomoedas como meio de pagamento, com ajuda de corretoras que deverão converter as moedas digitais em dinheiro fiduciário.

Vereadora de Curitiba acredita que criptomoedas podem incentivar população a pagar impostos

Autora do projeto de sugestão com criptomoedas, Noemia Rocha declarou que Curitiba aceitar essa nova forma de dinheiro é uma forma de ajudar a população a manter o pagamento de impostos em dia.

Ainda segundo ela, é uma tendência mundial que órgãos públicos aceitem pagamentos com criptomoedas. Assim, como Curitiba carrega o lema de inovação, ficar para trás nesse setor poderia ser prejudicial.

Depois de aprovada a sugestão, o Vereador Tico Kuzma, Presidente da Câmara encaminhou o texto para o prefeito municipal em exercício, Eduardo Pimentel, na terça-feira (18).

Vereadores de Curitiba aprovaram sugestão com criptomoedas para ser apreciada pelo prefeito
Vereadores de Curitiba aprovaram sugestão com criptomoedas para ser apreciada pelo prefeito. Reprodução.

Caso a ideia se torne uma lei na capital paranaense, a cidade pode adotar as criptomoedas como meio de pagamento no Brasil, ainda que indiretamente.

As sugestões parlamentares em Curitiba são vistas como uma forma dos vereadores pressionarem o prefeito a agir sobre determinado tema, mas isso não significa que a cidade verá mudanças no curto prazo, visto que agora está a cargo do executivo apreciar e acatar essa ideia.

Evento apoiado pela prefeitura, Paiol Digital dá destaque para inovações com criptomoedas

Ainda que a prefeitura ainda não tenha dado a entender que pode facilitar transações com criptomoedas em Curitiba, um evento apoiado pela cidade dá destaque ao tema.

O Paiol Digital em outubro de 2022, que ocorre na próxima terça-feira (25) contará com uma palestra sobre criptomoedas com uma empresa da cidade, que explora soluções de financiamento com essas.

Ou seja, a população de Curitiba já observa essa tecnologia com atenção, enquanto a classe política discute o assunto.

Ganhe um bônus de R$ 100 de boas vindas. Crie a sua conta na melhor corretora de criptomoedas feita para Traders Profissionais. Acesse: bybit.com

Entre no nosso grupo exclusivo do WhatsApp | Siga também no Facebook, Twitter, Instagram, YouTube e Google News.

Gustavo Bertolucci
Gustavo Bertoluccihttps://github.com/gusbertol
Graduado em Análise de Dados e BI, interessado em novas tecnologias, fintechs e criptomoedas. Autor no portal de notícias Livecoins desde 2018.

Últimas notícias

Últimas notícias