CVM americana alerta contra ‘provas de reservas’ de corretoras de criptomoedas : “não confiem”

A SEC dos EUA deixou claro que os investidores não devem confiar totalmente no mero fato de uma empresa dizer que obteve uma prova de reservas de uma firma de auditoria. Tais relatórios não são informações suficientes para os investidores avaliarem se os ativos de uma empresa podem cobrir seus passivos.

Investidores em criptomoedas não devem confiar em auditorias e provas de reserva de corretoras, de acordo com o contador-chefe interino da SEC, Paul Munter.

Falando com o The Wall Street Journal, Munter disse que os resultados dessas auditorias não comprovam necessariamente que a empresa está em boa situação financeira. Tais relatórios “carecem” de informações importantes sobre a disponibilidade de ativos, disse.

“Estamos alertando os investidores para serem muito cautelosos com algumas das reivindicações que estão sendo feitas pelas empresas de criptomoedas. Os investidores não devem depositar muita confiança no mero fato de uma empresa dizer que obteve uma prova de reservas de uma firma de auditoria.”

O funcionário da SEC também afirmou que a agência reguladora está examinando os supostos relatórios das empresas de criptomoedas mais de perto.

“Estamos aumentando nossa compreensão do que está acontecendo no mercado”, disse Munter. “Se encontrarmos padrões de fatos que consideramos problemáticos, faremos um encaminhamento para a divisão de fiscalização.”

Provas de reserva

As declarações de Munter ocorrem cerca de uma semana depois que a empresa de contabilidade Mazars – objeto de críticas – interrompeu temporariamente todos os esforços para corretoras de criptomoedas.

Uma das primeiras corretoras a divulgar informações sobre suas reservas de criptomoedas foi a Binance. A maior corretora de criptomoedas do mundo também lançou um recurso  chamado Proof-of-Reserves, que permite aos usuários verificar se seus bitcoins estão  realmente depositados na plataforma, e publicou um relatório da empresa de auditoria Mazars sobre a verificação.

Em relação a este último, especialistas ouvidos pelo WSJ perceberam sinais preocupantes. Na opinião deles, o documento “não responde a todas as dúvidas do investidor quanto à adequação das garantias”. A auditoria da Binance também foi criticada pelo cofundador da Kraken, Jess Powell.

A SEC dos EUA deixou claro que os investidores não devem confiar totalmente no mero fato de uma empresa dizer que obteve uma prova de reservas de uma firma de auditoria. Tais relatórios não são informações suficientes para os investidores avaliarem se os ativos de uma empresa podem cobrir seus passivos.

A Mazars também publicou um relatório sobre as reservas da corretora de criptomoedas Crypto.com e anunciou uma auditoria da KuCoin. No entanto, em 16 de dezembro, a empresa suspendeu o trabalho com todos os clientes da indústria.

De acordo com o WSJ, a Binance agora está procurando outra empresa de auditoria após ser descartada pela Mazars. A corretora “procurou várias grandes empresas, incluindo as Quatro maiores do mundo (Deloitte, EY, KPMG e PwC), que atualmente não estão dispostas a conduzir uma “prova de reservas” para uma empresa privada de criptomoedas”, disse a empresa.

A Mazars disse que estava parando de trabalhar com empresas de criptomoedas e deletou seus relatórios de prova de reservas, retirou cópias dos relatórios de seu site. Um porta-voz da empresa de contabilidade disse que fez a mudança “devido a preocupações com a forma como esses relatórios são entendidos pelo público”.

“Nossos usuários querem saber se seus fundos estão seguros e que nosso negócio é financeiramente forte”, disse a Binance em um comunicado. “Adotamos transparência adicional e estamos procurando a melhor forma de fornecer isso nos próximos meses.”

Ganhe até US$ 50 ao se cadastrar na melhor corretora de criptomoedas para traders. Acesse: Coincall.com

Entre no nosso grupo exclusivo do WhatsApp | Siga também no Facebook, Twitter, Instagram, YouTube e Google News.

Livecoins
Livecoinshttps://livecoins.com.br
Livecoins é o maior portal de notícias sobre Bitcoin e criptomoedas no Brasil.

Últimas notícias

Últimas notícias