A Comissão de Valores Mobiliários (CVM) emitiu um alerta na última segunda-feira (17) contra uma corretora de criptomoedas atuando no Brasil. O grupo de empresas que estaria captando investidores no país para derivativos, não tem autorização da autarquia federal.
Em casos assim, é comum que a comissão envie ao mercado um alerta para que todos os investidores tomem cuidado com a ação das empresas, que pode causar prejuízos a investidores por conta de não ter autorização para funcionar.
Corretora de criptomoedas é alvo da CVM, que alerta ao mercado para perigos do negócio
A CVM divulgou um alerta contra a corretora de criptomoedas “Exness” nos últimos dias. Com algumas informações no site em idioma estrangeiro, a corretora criou uma página em português e começou a captar investidores no Brasil.
Para realizar essa tarefa, a CVM apurou que a empresa, supostamente fraudulenta, utilizava até perfis em redes sociais para atuar na captação de clientes.
“a. restou evidenciada a existência de indícios de que as empresas denominadas NYMSTAR LIMITED, EXNESS B.V., VENICO CAPITAL LIMITED e VLERIZO (PTY) LTD, que se apresentam como responsáveis pela página exness. com/pt, vêm por meio da rede mundial de computadores, através do site mencionado e de perfis em redes sociais, buscando captar recursos de investidores residentes no Brasil para aplicações em valores mobiliários; b. as pessoas acima citadas não detêm autorização desta Comissão de Valores Mobiliários para atuar como intermediários de valores mobiliários.”
Em sua página, ainda disponível na internet, a empresa oferece investimentos em Forex, atividade banida no Brasil. Além disso, índices de mercado, ações, metais preciosos e até em energia estão entre os serviços oferecidos pela suspeita empresa.
Criptomoedas listadas e opção de alavancagem
Listando vares pares de negociação de criptomoedas, essa corretora afirma em sua página que a plataforma funciona todos os dias, de forma ininterrupta. Chama atenção que a opção de alavancagem nas operações também é permitida pela empresa que aceita como depósito apenas o Bitcoin.
Vale lembrar que para investir em uma corretora de criptomoedas, é importante que seja feito uma busca sobre a reputação da empresa e se essa tem um lastro mínimo perante a confiança do mercado em seus sistemas, o que não é o caso da Exness.
De qualquer forma, a CVM alerta que essa corretora de criptomoedas retire sua captação do Brasil, sob pena de multa diária de R$ 1 mil.